Em noite de emoção e alegria, ALEMS entrega Medalha da Juventude “Anderson Barão”
“Onde quer que esteja, ele está muito feliz com esta homenagem”, disse Roselene da Silva Ribeiro, mãe de Anderson da Silva Ribeiro, o Anderson Barão, comunicador e ativista político que dá o nome à Medalha do Mérito da Juventude. A honraria foi entregue na noite de quarta-feira (27) em sessão solene realizada no plenário da Assembleia Legislativa de Mato do Sul (ALEMS). O evento, alusivo à Semana Estadual da Juventude, foi proposto pelo deputado João César Mattogrosso (PSDB). Receberam a homenagem 26 pessoas que atuam no fortalecimento de políticas públicas para crianças, adolescentes e jovens.
“É com muito alegria que estamos fazendo esta sessão. Este momento deve ser alegre, assim como o Anderson era. Em qualquer lugar que ele fosse, transformava tudo em alegria”, afirmou o deputado João César Mattogrosso, trazendo à solenidade uma característica marcante do principal homenageado da noite. O parlamentar também destacou a importância da militância política entre os jovens, lembrando de sua origem na vida pública, que ocorreu no movimento estudantil, quando atuou ao lado do Anderson Barão. “Quero aqui reafirmar o meu compromisso com fortalecimento das políticas públicas para a juventude”, finalizou.
O primeiro homenageado foi, in memorian, o Anderson Barão, representado por sua mãe, Rosele Ribeiro. Uma orquídea branca foi entregue a ela por João César Mattogrosso. Roselene, que também recebeu o Diploma e a Medalha do Mérito da Juventude, havia dito, antes da sessão, que, durante todo o dia, sentia o filho muito presente. “É uma emoção muito grande”, definiu Rosele em referência à homenagem que a Casa de Leis prestou a seu filho.
Além do deputado João César Mattogrosso e da senhora Roselene, compuseram a mesa de autoridades o deputado Robero Hashioka (União), o presidente do Conselho Estadual da Juventude, Sebastian Gabriel, o secretário Municipal da Juventude, Maicon Nogueira, e o subsecretário Estadual de Políticas Públicas para Juventude, Juan de Paula Nazareth.
Sebastian Gabriel falou em nome dos homenageados e ressaltou a importância do avanço de políticas públicas para os jovens. “Reconheço que esta Casa de Leis tem dado atenção às pautas da juventude. Mas eu acredito que nós podemos avançar mais, ter um trabalho mais efetivo”, considerou. “Precisamos e podemos construir mais em prol da juventude do nosso Estado em parceria com os municípios através de ações e programas”, propôs Sebastian Gabriel.
O secretário enfatizou a necessidade do surgimento de mais órgãos e ações que efetivamente representem os jovens. “Apenas cinco municípios têm conselho da juventude. Reflexo disso é que a juventude não se sente representada, sente que não tem voz, que não é ouvida e não sabe como canalizar suas demandas, suas necessidades, suas reivindicações”, discursou.
A noite também teve a leveza da poesia. Antes da abertura oficial da solenidade, o coral da Fundação Ueze Zahran, composto por 25 crianças e adolescentes, acolheu a todos com poemas cantados de Manoel de Barros. Sob a regência de professora e cantora Bianca Danzi, o coral entoou as poesias “Meu quintal”, “Máquinas”, “Meu amanhecer” e “Cobra de vidro mole”.
Honraria
A Medalha do Mérito da Juventude passou a se chamar “Anderson Barão” por força da a Resolução 04/2023, de autoria conjunta dos deputados João César Mattogrosso e Jamilson Name (PSDB). Recebem a homenagem “pessoas físicas e jurídicas que se destacaram pelos bons e relevantes serviços prestados ao fomento, ao planejamento, à estruturação e ao crescimento das políticas públicas voltadas direta ou indiretamente para a juventude”.
A normativa alterou a Resolução 71/2015, que instituiu a Medalha do Mérito da Juventude. A honraria é concedida anualmente, na quarta semana de setembro, em comemoração à Semana Estadual da Juventude, instituída pela Lei 3.748/2009.
Anderson Barão
Ator, comediante e locutor, Anderson da Silva Ribeiro nasceu em 2 de julho de 1980 e era o mais velho e três irmãos. Advogado de formação, Anderson foi presidente da União Estadual dos Estudantes de Mato Grosso do Sul (UEE-MS). Também presidiu a Juventude do PSDB de 2013 a 2015 e atuou, por décadas, como mobilizador dos jovens desse partido. Ele faleceu no dia 19 de agosto de 2022, em Campo Grande, em decorrência de um câncer.
A sessão solene teve cobertura e transmissão ao vivo pela Comunicação Institucional da ALEMS, por meio do site, da TV ALEMS, Rádio ALEMS e canais oficiais da Casa de Leis no YouTube e no Facebook.
Confira abaixo a relação dos homenageados:
1. Anderson da Silva Ribeiro (Anderson Barão) – In Memoriam
2. Fundação Ueze Zahran
3. Sebastian Gabriel – Presidente do Conselho Estadual de Juventude – Conjuv
4. Projeto Bombeiros do Amanhã
5. Felipe Vinicios Rodrigues – Presidente Estadual da Juventude da Social Democracia Brasileira no Mato Grosso do Sul (JPSDB/MS)
6. Projeto Florestinha do Batalhão de Polícia Militar Ambiental
7. Juan de Paula Nazareth – Subsecretário Estadual de Políticas Públicas para Juventude
8. Instituto Mirim de Bataguassu
9. Julie Kaiowá – Ativista Indígena
10. Lucas Conceição Basílio – Coordenador da Juventude de Bataguassu
11. Neldo Peters Junior – Assessor da Subsecretaria Estadual de Políticas Públicas para Juventude
12. Pastor Hugo Jad Bertoldo Dias
13. Natiele da Silva Braga – Psicóloga
14. José Eduardo Lugli Filho – Assessor Parlamentar
15. Higor Alberto Nagles – Militante pela Juventude (MDB)
16. Michele dos Santos Ferreira – Secretária-adjunta da Secretaria Municipal da Juventude de Campo Grande
17. Maicon Nogueira – Secretário Municipal da Juventude de Campo Grande
18. Pastor Ludio da Silva Marcondes
19. Cassiane Vieira dos Santos – Psicóloga
20. Helcio Regis Viudes Sanches – Educador e Servidor Público
21. Mayara Aline Jara de Barros Crepaldi – Presidente da Juventude do Diretório Municipal do PSDB Campo Grande
22. Isabela de Paula Nantes – Advogada Popular e atual Vice-Presidente do Conjuv
23. Willyan Francescon – Presidente do Conselho de Jovens Empresários da Acicg
24. Diego Mariano da Silva Souza – Militante pela Juventude
25. Padre Orozimbo de Paula Junior – Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora
26. Ítalo Marques Buarque Gusmão – Militante pela Juventude (União Brasil)
Por: Osvaldo Júnior Foto: Paulo Klaizer