No Outubro Rosa, programa especial esclarece dúvidas sobre câncer de mama
Abrindo a Campanha de Outubro Rosa, a Câmara Municipal de Campo Grande lança um programa especial com informações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. O vereador Dr. Victor Rocha, médico mastologista e presidente da Comissão Permanente de Saúde da Casa de Leis, responde às perguntas de quatro mulheres, que passaram por exames e tratamentos.
A partir de suas próprias experiências, as mulheres fazem questionamentos sobre autoexame, sinais de alerta, orientações sobre quando procurar mastologista. Participam da edição especial Ede Gama, Emily Coffacci, Eliza Montes e Lara Silva, todas pacientes atendidas na Casa Rosa, projeto idealizado pelo Dr. Victor Rocha, com foco no diagnóstico precoce do câncer de mama. Em quase dois anos, foram cerca de 6 mil atendimentos, zerando a fila de espera por mastologista em Campo Grande.
O médico reforça a importância do autoexame mensal desde adolescência, preferencialmente no período após a menstruação; o exame clínico uma vez por ano com o médico; a mamografia anual a partir dos 40 anos. “Essas são as principais recomendações para diagnóstico precoce do câncer de mama e, diante de qualquer alteração, deve procurar imediatamente o médico”.
Ele lembra ainda que “câncer de mama tem cura, mas é necessário fazer diagnóstico precoce”. Com a descoberta no começo, a chance de cura chega a 90%. O programa especial Outubro Rosa, apresentado pela jornalista Dayane Parron, inclui informação importantes ainda sobre a influência de manter uma vida saudável.
Eliza e Emily, por exemplo, passaram por tratamento de câncer e contam como a rotina de atividades físicas, boa alimentação influenciaram para que conseguissem passar com mais facilidade pelas sessões de quimioterapia e outros procedimentos necessários. “Passei por um câncer, literalmente, correndo”, conta Emily, que é atleta e segue participando de corridas.
“Não deixe que uma doença ou um diagnóstico pare você”, recomenda Eliza, que passou a ressignificar seu modo de viver, realizou viagens que desejava e hoje faz questão de contar sua história e orientar para que outras mulheres não deixem para depois o momento de buscar o médico.
Para reforçar o alerta, a campanha Outubro Rosa está nas redes sociais da Câmara Municipal, com orientações sobre prevenção.
Acompanhe – O programa pode ser acompanhado nesta terça-feira, no Expediente, às 8h45, pelo canal do Youtube da Câmara, e na Rede E (Educativa), canal 4.2. Já na TV Assembleia, canal 9 da Net, o Especial Outubro Rosa vai ao ar nos seguintes horários: nesta terça-feira, às 17h30, quarta-feira às 12h30 e no sábado, às 18h30.
Milena Crestani
Assessoria de Imprensa da Câmara