“A inauguração do Centro de Múltiplo Uso é uma justa homenagem à arquiteta que deixou um legado em MS”
Declarou o secretário da Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), Marcelo Miranda, na inauguração do Centro de Múltiplo Uso, que leva o nome da arquiteta Zuleide Simabuco Higa, na manhã deste domingo (8). O evento reuniu autoridades do Estado, como o governador Eduardo Riedel, os senadores Tereza Cristina e Nelsinho Trad, e o diretor-presidente da Fundação de Cultura, Eduardo Mendes.
“Este centro de múltiplo uso, é o espaço que já era uma expectativa da população que frequenta o Parque dos Poderes, em ter um local para fazer pequenos reparos na bicicleta, para calibrar os pneus, e ter um local com banheiros e banheiro adaptado para pessoas com deficiência. Um espaço que vem atender a expectativa da população, e coroando com uma homenagem para a arquiteta que teve um papel muito importante na reforma do Parque dos Poderes, assim como diversas obras em Campo Grande e em Mato Grosso do Sul”, destacou o secretário da Setescc.
Marcelo Miranda ainda pontuou que a arquiteta Zuleide Higa deixou um legado de família, um legado de contribuição para a colônia japonesa, e principalmente um legado de obras estruturantes, que deram mais qualidade de vida para a população. “Tem obras da Zuleide pelo Estado inteiro, então é uma homenagem super justa para essa mulher guerreira sul-mato-grossense, que fez história aqui na nossa região”.
O espaço tem como objetivo fomentar ainda mais a prática esportiva, e dar suporte à população que frequenta o Parque dos Poderes para a prática esportiva.
Após ter participado da abertura da Corrida do Pantanal, logo nos primeiros horários da manhã deste domingo (8), o governador Eduardo Riedel inaugurou o novo espaço de múltiplo uso do Parque dos Poderes.
“Aqui estão os filhos da arquiteta Zuleide, e vocês podem ter muito orgulho da mãe de vocês, que é uma mãe dedicada ao trabalho e à família. Ela deixou um legado em MS, que por muitos anos vamos nos lembrar, e ela está aqui, materializada em mais essa obra, fez a diferença para a nossa Capital e para MS”, declarou Eduardo Riedel.
Presente na inauguração junto com os filhos (gêmeos), Lucas e Gabriel, o diretor-presidente da Fundação de Cultura de MS, Edu Mendes, parabenizou o secretário Marcelo Miranda e ao governador Eduardo Riedel, pela iniciativa em disponibilizar a nova área que servirá de apoio aos atletas e usuários do parque, e ainda, poderá ser utilizada como apoio para eventos esportivos e culturais. “A ideia é podermos integrar o esporte, a cultura e o turismo neste espaço propício para isso, gerando uma boa qualidade de vida às pessoas que estiverem passeando no entorno do parque”, falou Edu Mendes.
O senador Nelsinho Trad elencou as diversas obras na Capital em que a arquiteta e urbanista, Zuleide Higa, assina como autora, no período de 20 anos em que ela trabalhou na prefeitura. “Eu quero lembrar para vocês que o projeto da Feira Central de Campo Grande é da Zuleide; do Camelódromo é da Zuleide; a revitalização da 14 de Julho, a Rodoviária nova, a Orla Ferroviária e a Orla Morena, são projetos da Zuleide”.
Por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso do Sul (Seilog) o Governo do Estado investiu R$ 2 milhões na obra que levou aproximadamente 10 meses para ser finalizada. O Centro de Múltiplo Uso oferece suporte com banheiros, bebedouros, e ponto de apoio para aqueles que já fazem do Parque dos Poderes o palco da prática de atividades físicas.
Além de atender às necessidades da comunidade, o Centro de Múltiplo Uso também será local de apoio para os materiais de sinalização usados aos domingos no projeto Amigos do Parque, quando a Avenida do Poeta é fechada para o tráfego de veículos, e também para treinamento e atividades do Corpo de Bombeiros.
A arquiteta
Natural de Campo Grande, a arquiteta e urbanista campo-grandense Zuleide Simabuco Higa, faleceu aos 65 anos, em setembro de 2022. Formada em 1981 pela Mackenzie, Zuleide trabalhou em importantes projetos de Campo Grande, como nas revitalizações do Parque dos Poderes e da Feira Central.
Filha de um casal de descendência japonesa, Zuleide Simabuco Higa descobriu sua vocação no escritório de Arquitetura de Celso Costa, onde foi trabalhar por influência de um dos irmãos.
Com a ajuda da família, Zuleide realizou o sonho de cursar Arquitetura no Mackenzie, em São Paulo. De volta a Campo Grande, seguiu uma carreira brilhante, assinando projetos e obras emblemáticas na Capital. Trabalhou na Prefeitura de Campo Grande e na Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul).
Se casou com René Yoshi Tatsu Higa e tiveram três filhos: Mars, Marc e Tamilyn.
O Centro de Múltiplo Uso – Arquiteta Zuleide Simabuco Higa, inaugurado neste domingo, está localizado na Avenida do Poeta com a Rua Gardênia, no Parque dos Poderes. (Com Imagens das redes sociais e de Bosco Martins).
Olga Cruz