‘Essa não é a Seleção do Dorival, mas do povo Brasileiro’ disse Novo Comandante
Dorival Júnior foi apresentado na tarde desta quinta-feira (11), na sede da CBF, na capital do Rio de Janeiro, como o novo treinador e comandante da Seleção Brasileira, o contrato vai até o fim da Copa de 2026.
Dorival Júnior assinou o contrato na frente dos diretores da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), dos jornalistas e reportes da imprensa vestindo o agasalho canarinho. Não escondeu a emoção, dizendo que nunca planejou a sua vida. Mas sempre imaginou estar exatamente neste cargo.
Avisou querer união total para levar a Seleção Canarinho de volta ao topo de cenário mundial.
“É uma satisfação e estou emocionado depois de tudo o que vivi na minha vida. Principalmente nos últimos sete anos. Com momentos de dificuldade na família. Minha esposa com câncer, eu mesmo diagnosticado. Assim, repensei minha carreira. Mas são 54 anos que o futebol vive dentro da minha casa, com meu pai dirigente da Ferroviária, depois jogador, diretor de futebol e treinador. Porém, não imaginava que pudesse chegar na Seleção, a mais campeã do planeta. O nosso futebol não pode viver esse momento que passa. Entretanto, que sirva de lição e possamos encontrar um novo caminho de vitórias. Que o torcedor passe a viver um puco mais a sua seleção e acredite nela, passando credibilidade”, disse o treinador.
Campeão das duas últimas edições da Copa do Brasil (São Paulo, em 2023, e Flamengo, em 2022), Dorival chega ao comando da Seleção Brasileira com mais de 20 anos de experiência como treinador. Conquistou a Libertadores em 2022 pelo Flamengo, a Recopa Sul-Americana em 2011 pelo Internacional e a Copa do Brasil em 2010 pelo Santos.
O primeiro trabalho como técnico aconteceu em 2002 na Ferroviária, clube que o revelou para o futebol durante tempos de atleta. Passou pelo Figueirense, onde ganhou o Campeonato Catarinense de 2004, primeiro título como treinador.
Comandou Fortaleza, Criciúma, Juventude, Sport, Avaí, São Caetano, Cruzeiro e Coritiba chegando ao Vasco da Gama, vencendo seu primeiro título nacional: a Série B do Campeonato Brasileiro de 2009. Dorival foi contratado pelo Santos, que se sagrou campeão do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil em 2010.
Trabalhou no Atlético-MG, Internacional, Flamengo, Fluminense, Palmeiras, Athletico Paranaense no Ceará Vasco e Santos.
TÍTULOS DE DORIVAL COMO TREINADOR
2004: Campeonato Catarinense – Figueirense
2005: Campeonato Cearense – Fortaleza
2006: Campeonato Pernambucano – Sport
2008: Campeonato Paranaense – Coritiba
2009: Campeonato Brasileiro Série B – Vasco da Gama
2010: Campeonato Paulista e Copa do Brasil – Santos
2011: Recopa Sul-Americana – Internacional
2012: Campeonato Gaúcho – Internacional
2016: Campeonato Paulista – Santos
2020: Campeonato Paranaense – Athletico Paranaense
2022: Copa do Brasil e Copa Libertadores da América – Flamengo
2023: Copa do Brasil – São Paulo
Em 2024, o Brasil tem confirmados jogos pelas seguintes competições até aqui:
- Eliminatórias para a Copa do Mundo 2026 (6 jogos)
- Copa América 2024 tabela não foi definida
- Amistosos
- 23/03 – Inglaterra x Brasil
Local: Estádio Wembley, na Inglaterra - A definir – Espanha x Brasil
Local: Estádio Santiago Bernabéu, em Madri