20 de setembro de 2024
EducaçãoPolítica

Caravina defende retirada urgente de livro do MEC

O deputado estadual Pedro Caravina (PSDB) está defendendo a retirada urgente de um livro considerado inadequado das escolas estaduais. O livro em questão é intitulado “O Avesso da Pele”, escrito por Jeferson Tenório, e chegou às bibliotecas da Rede Estadual de Ensino por meio do MEC (Ministério da Educação e Cultura).

Durante uma intervenção na Assembleia Legislativa, Caravina expressou sua preocupação e apelou para uma ação imediata. Ele afirmou: “Com toda razão, nós precisamos agir e evitar que esse livro permaneça disponível nas escolas estaduais. Mesmo vindo do MEC, precisamos envolver o governo do Estado e a Secretaria de Educação para garantir sua devolução.”

A obra faz parte do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) do MEC e tem gerado controvérsias na Assembleia sul-mato-grossense. Caravina não está sozinho em sua indignação; outros parlamentares também criticaram a linguagem do livro, especialmente por abordar de maneira banal questões relacionadas à sexualidade, consideradas inadequadas para estudantes do ensino médio.

O deputado reconhece que a educação sexual nas salas de aula é algo pertinente e necessário, mas enfatiza que tudo deve ser feito com medida  abordagem correta. Ele considera inaceitável a presença desse tipo de conteúdo nas instituições de ensino público.

Caravina declarou: “Não tem cabimento um livro desse ficar disponível para alunos do ensino médio. Eu diria que não tem cabimento sequer para o ensino superior. Nenhuma universidade deveria ter acesso a material tão depreciativo, dado o nível de linguagem presente nas palavras utilizadas.”

Durante a última sessão na terça-feira (6), Caravina informou aos demais parlamentares que a Secretaria de Estado de Educação confirmou a distribuição do livro. Caravina defende que todos os exemplares sejam devolvidos, pois não é aceitável que os alunos tenham acesso a este conteúdo controverso.