6 de outubro de 2024
Educação

Projetos apoiados por Vander na UFMS beneficiam mais de 1 milhão de pessoas

Na segunda-feira (25), a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) apresentou os projetos apoiados por emendas parlamentares individuais direcionadas pelo deputado federal Vander Loubet no âmbito da Ciência, Tecnologia e Inovação. O investimento totaliza mais de R$ 2 milhões e beneficiará mais de 1 milhão de pessoas.

“Estou muito emocionado, muito feliz com essa recepção, em especial. Quero aqui agradecer a todos os nossos professores, diretores, gestores e colaboradores da Universidade, que estão aqui para testemunhar esse momento. São praticamente 15 projetos que nós vamos executar com esse olhar, com a iluminação do nosso amigo Vander, coordenador da bancada federal de Mato Grosso do Sul, que teve a sensibilidade de olhar a educação superior no estado. Não é só olhar a UFMS, é olhar a educação superior no Mato Grosso do Sul”, afirmou o reitor Marcelo Turine.

Durante a cerimônia, foram apresentados todos os projetos que receberam apoio a partir das emendas. “A gente precisa fazer um portfólio para registrar tudo isso, toda essa história e agradecer o apoio constante dos projetos que, fundamentalmente, apoiam a cidadania e a inclusão social. Então, a gente tem essa consciência coletiva muito forte e quero aqui destacar o quanto que, com esse diálogo aberto para o fortalecimento, a gente pode caminhar todos juntos, unidos, em prol de quem mais precisa, que são as pessoas. Então, nosso muito obrigado, obrigado em nome da Universidade”, disse Turine.

O pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes, expressou gratidão pelo apoio à cultura de Mato Grosso do Sul. “Tudo isso está em prol do nosso objetivo final, que é atender a comunidade sul-mato-grossense.”

A diretora da Faculdade de Ciências Humanas, Vivina Dias Sol Queiroz, destacou a importância da parceria para o funcionamento da Universidade. “A gente agradece muito, e pode contar com o nosso apoio, porque a Universidade só consegue se tiver essa articulação, se não fosse isso, nós não seríamos nota máxima. Essas emendas são fundamentais para o funcionamento da nossa universidade, aí nós conseguimos, deputado, fazer tudo isso que está sendo mostrado aqui agora para a comunidade. […] São essas medidas que permitem o conhecimento que os nossos professores, pesquisadores têm, aliar com o recurso que é necessário, para que as ações sejam realizadas”, disse.

O deputado federal Vander Loubet também destacou a importância da proximidade com a Universidade para a promoção de ações em prol da sociedade. “É uma aproximação da Universidade e me orgulho muito disso, nessa relação institucional com o Parlamento. Acho que na Universidade, a gente trouxe mais ela próxima à população, e também, como deputado, me orgulho muito de a gente poder aproveitar as melhores cabeças da Universidade e podermos estar ajudando. Para mim, é um orgulho muito grande, estou muito feliz e tenho certeza que essas parcerias são sólidas”, ressaltou.

O deputado estadual Zeca do PT também esteve presente e celebrou as conquistas para a Ciência e a Educação. Para representar o governador do Estado, Eduardo Riedel, a secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza da Silva, comentou sobre a relação entre a Universidade e o congresso. “Nós reconhecemos a sensibilidade dos parlamentares que estão atentos à sociedade e promovem a democracia por meio dessas emendas, trazendo projetos de extensão para dentro da Universidade, o que aumenta sua abrangência e fortalece as políticas e os direitos de cidadania”.

Projetos e ações viabilizadas pelas emendas do deputado Vander 2023/2024

1 – Fortalecendo a agricultura familiar em Campo Grande: ações de formação para implementação de boas práticas, inclusão digital, civil e fiscal

2 – Radiologia na Faculdade de Odontologia (Faodo)

3 – Cursinho da UFMS

4 – Observatório da Juventude

5 – Agricultura periurbana e permacultura em comunidades tradicionais em situação de vulnerabilidade socioeconômica (Horta na Aldeia)

6 – Festival de Violão

7 – Festival da Juventude

8 – Festival Universitário da Canção

9 – Publicação do livro “Rota Bioceânica”

10 – Viagem a Brasília

11 – Água dura e bombeamento fotovoltaico  

12 – Mercado Escola

13 – Modernização e estruturação da Farmácia Popular

14 – Reforma de laboratórios do Instituto de Biociências

15 – Apoio às atividades de cinema do Auto Cine

16 – Curso de qualificação em turismo de base territorial nos municípios de Jardim e Porto Murtinho no âmbito da Rota Bioceânica

Elton Ricci/UFMS Foto: Álvaro Herculano e Rúbia Pedra/UFMS

Deixe um comentário