19 de setembro de 2024
CidadesEconomiaInovaçãoTecnologia

Empresários de Campo Grande participam de evento sobre financiamento focado em inovação

Na sede do Sebrae, público recebe orientação financeira diretamente da Finep

Empresários e donos de startups que atuam com inovação participaram, na quarta-feira (8), do evento “Finep Day”, realizado na Sede do Sebrae, em Campo Grande. Com programação totalmente gratuita, o objetivo da iniciativa foi apresentar os financiamentos disponíveis junto à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), além de outras soluções financeiras, visando fomentar o ecossistema de inovação.

O Finep Day é uma correalização do Sebrae/MS, Sistema Fiems, Banco do Brasil, Cooperativa de Crédito Cresol, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e Governo do Estado via Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) e Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect).

O evento incluiu palestras e oficinas que aconteceram no decorrer do dia, com destaque para a apresentação de soluções financeiras como o Fundo de Aval à Micro e Pequena Empresa (FAMPE) – Inovacred, que é o primeiro fundo garantidor focado em inovação do país, fruto de uma parceria entre Sebrae e a Finep, empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Segundo o secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc, Ricardo Senna, também conselheiro do Sebrae/MS, um grande motivador para o incentivo da inovação é o crescimento no número de investimentos em Mato Grosso do Sul. “Temos grandes projetos acontecendo no Mato Grosso do Sul em diversas áreas e a gente tem trabalhado no sentido de despertar a visão das pessoas para as oportunidades, obviamente que a ciência, a tecnologia e o estímulo a processos inovadores têm um papel essencial, pois são nessas áreas que a gente pode trabalhar fortemente a agregação de valor aos serviços”, afirma Senna.

Para o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, ter opções de financiamento voltadas a segmentos inovadores é fundamental para trazer competitividade. “Muitos dos pequenos negócios demandam crédito, mas quando falamos de crédito para inovação, a questão é mais complexa. Temos esse desafio, porque inovação é um fator de competitividade, sem inovação a empresa não sobrevive no médio ou longo prazo”, explica Tito.

Para quem participou pela primeira vez, o evento contribuiu para conhecer as políticas públicas que possibilitam a realização de projetos inovadores. Foi o caso de Arthur Macedo, proprietário Arandu Tecnologia, uma startup de corantes naturais. “Ter o pessoal da Finep aqui mostrando as oportunidades, as formas de acessar e conseguir as verbas, é muito importante para quem está querendo desenvolver inovação. Conseguir recurso para quem está começando é mais difícil. Então, fazer e divulgar esse tipo de política é extremamente importante”, disse o empresário.

Ele relata ter experiências passadas com financiamento e participação em outros eventos de orientação financeira, mas defende que é essencial manter-se presente nas mais diversas ações para que não falte apoio e recursos. “As palestras são muito agregadoras, sempre tem mais para aprender e se informar. A gente vem participando de editais de subvenção econômica e estamos com projetos de buscar outros. Por exemplo, essa é nossa primeira vez no Fine Day e esse conhecimento foram interessantes”, complementa.

Ivani Gram, fundadora da República das Arteiras, uma startup fashion tech de impacto social, participou do evento em 2023 quando a empresa não estava apta ao edital da Finep e voltou esse ano para fazer as comparações e tentar a subvenção ao edital. “Agora a gente já pode participar de algumas das oportunidades e entender como é que funciona, pegar essa informação diretamente de um agente da Finep traz mais tranquilidade.

Ivani nunca fez financiamento para a startup, mas participou das duas edições do Finep Day para estar ciente de oportunidades que podem auxiliar na estabilidade e crescimento do negócio. “A gente precisa de um percentual um pouco maior de recursos e de um olhar ampliado para outras indústrias, como a bioeconomia, que é o meu caso. Essas informações são necessárias”, pontuou.

Mais informações aos empreendedores estão disponíveis por meio da Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.

Deixe um comentário