4 de outubro de 2024
CulturaEsportesGeral

Com apoio do Living Lab, empreendedora cria jogo de tabuleiro com temática antirracista 

Iniciativa obteve direitos autorais comprados por editora de livros educativos com propósito de impulsionar a conscientização racial por meio da educação

Didática, ética e entretenimento, essas são as características que definem o jogo de tabuleiro “Antirracismo” elaborado pela empreendedora Ariane Osshiro, de Campo Grande. Com apoio do Sebrae/MS, por meio do laboratório Living Lab no processo de desenvolvimento, o jogo teve os direitos autorais comprados pela editora “Turminha do Bem”, de Mato Grosso do Sul, com o propósito de impulsionar a conscientização racial por meio da educação.

Especialista em Comunicação Não Violenta, Ariane Osshiro é proprietária da “New Osshiro Consultoria”, um empreendimento que oferece orientações de inteligência relacional para empresas. Durante a prestação do serviço para um restaurante, nasceu a ideia de criar uma metodologia de consciência social, que posteriormente, se tornou o projeto do jogo de tabuleiro.

“Eram funcionários LGBTQIA+, venezuelanas e pessoas pardas e pretas. A minha missão como facilitadora de comunicação não-violenta era instruir em como lidar de maneira cordial com o cliente e orientar sobre o que fazer em situações de preconceito. Pensei: ‘a gente precisa falar desses temas de uma maneira que seja aberta, que não seja velado’. Aí eu criei o primeiro protótipo”.

A primeira versão do jogo era simples, mas, inclusiva. Com o feedback positivo, Ariane buscou o suporte do Living Lab para o aprimoramento. “A ideia inicial não era tão atrativa, era mais didática do que algo para se entreter. Mesmo sendo educativo, tem que ser atrativo para a pessoa”, completa a empreendedora.

O Living Lab é um laboratório de inovação que recebe da sociedade projetos e ideias de cunho inovador. No projeto do Jogo Antirracismo, o laboratório foi responsável por estruturar a jogabilidade e a identidade visual dentro dos conceitos estudados por Ariane, além do tabuleiro e “peões”. Finalizado, ele foi exposto na Arena Games do EmpreendeFest, primeiro festival de empreendedorismo do Sebrae/MS realizado em Campo Grande no ano passado, onde aproximadamente seis mil pessoas passaram pelo evento. Na ocasião, o jogo obteve grande repercussão.

Jogo antirracismo na educação

Composto por 160 cartas, compõem o jogo elementos culturais sobre a história do povo preto e representações que marcaram a história. Com três etapas, a atividade trabalha ludicamente para mostrar ao jogador condutas que tornam uma pessoa ativamente antirracista. A cada passo, uma situação social delicada deve ser resolvida no tabuleiro.

“Primeiro, tem a área do medo onde a pessoa não quer tocar no assunto, ela só quer conviver com pessoas que pensam como ela, ela não quer mexer em questões complexas, nesse momento existem situações que expõem a problemática e questionam o posicionamento do jogador. Depois vem o aprendizado, onde as condições passam de desconhecimento para conscientização sobre a pauta. Por fim, a área do crescimento, onde o jogador entende a importância de dar espaço e incluir pessoas negras nos mais diversos espaços”, explica a criadora do jogo.

Para promover consciência racial de forma lúdica desde o ensino base, Ariane Osshiro vendeu os direitos autorais, garantindo melhor utilização e continuidade do jogo Antirracista por uma instituição estruturada e especializada em conteúdos voltados para educação. A editora Turminha do Bem agora é detentora dos direitos do jogo e deve utilizar a dinâmica como uma complementação para o material de educação étnico-racial nas escolas estaduais de Mato Grosso do Sul.

Vale lembrar que, com a Lei no 10.639, a inclusão da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” é obrigatória no currículo da Rede de Ensino. “Foi um prazer ter vendido o jogo e ter essa perspectiva de transformação a partir da base, porque eu acredito que infância é chão que a gente pisa a vida inteira. Então, é na infância a criança já aprende”, finaliza Ariane Osshiro.

Living Lab

Desde a inauguração do Living Lab em 2016, mais de 830 ideias já chegaram ao local. No laboratório de inovação do Sebrae, são criadas condições favoráveis para que empreendedores possam testar e validar projetos, além de receberem apoio e orientação especializada. O local também promove a conexão entre mentores, investidores, universidades e empreendimentos nacionais e internacionais para que iniciativas possam surgir e prosperar, revelando uma nova geração de negócios e startups.

O Living Lab fica na Rua Brasil, número 205, em Campo Grande. Para mais informações sobre as ações de inovação do Sebrae/MS, os interessados podem entrar em contato pela Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800, ou pelo site: ms.sebrae.com.br.

Deixe um comentário