19 de setembro de 2024
CulturaPolítica

Beto Pereira visita aldeia urbana Água Bonita em busca de solução definitiva para a comunidade

Atingida por um incêndio na sexta, a aldeia precisa de infraestrutura e de regulamentação

O deputado federal Beto Pereira, pré-candidato do PSDB à Prefeitura de Campo Grande, esteve na segunda (29) na aldeia urbana Água Bonita, no Bairro Tarsila do Amaral. O local foi atingido na última sexta por um incêndio que deixou muitos desabrigados. Ao todo, 700 famílias das etnias terena, kadiwéu e guarani-kaiowá moram no local.

O fogo teve início em uma queimada, atravessou a cerca e queimou alguns barracos e hortas. Acompanhado pela diretora-presidente da AGEHAB, Maria do Carmo Avesani Lopez, Beto Pereira conversou com os moradores para entender quais são as ações de curto, médio e longo prazo a serem implementadas na comunidade.

“O importante é criarmos soluções definitivas para essa comunidade. Eles estão aqui hoje totalmente apertados e precisam de mais área para poder produzir. É uma aldeia urbana, mas com tradicional participação de todos na agricultura, nas hortas comunitárias. Então, é necessário nós entendermos a realidade para planejarmos o futuro”, disse o pré-candidato.

“Estamos em tratativas com a comunidade para evitar a ampliação dos barracos e regularizar novamente os existentes, dando alguma infraestrutura para que eles possam manter as características rurais e suas hortas”, disse Maria do Carmo.

Beto Pereira destacou a importância da OCA localizada à frente da comunidade, onde os habitantes da aldeia comercializam os produtos de suas hortas. “É uma logística simples. O Governo do Estado já reformou o local, que estava destruído”, disse.