19 de novembro de 2025
AgropecuáriaEconomiaSustentabilidade

Fórum Internacional da Agropecuária: MS Defende Agro Sustentável e Estratégias para Impulsionar o Setor

Nesta segunda-feira (9), o governador Eduardo Riedel participou da abertura do Fiap (Fórum Internacional da Agropecuária), em Cuiabá (MT), onde reforçou a importância de um agro sustentável e a necessidade de estratégias que possam impulsionar o setor, reduzindo a distância em relação ao mercado global. Riedel ressaltou a relevância de definir um posicionamento estratégico do Brasil no cenário agropecuário.

“Estamos aqui buscando respostas e entender a complexidade do setor e ao mesmo tempo formular um posicionamento estratégico do país, que nos levem a mesma direção, acredito que este é o propósito do Fiap. Assim cada vez mais diminua a distância entre aquilo que somos e o mercado global”, descreveu o governador.

Governador discursou durante abertura do Fiap, em Cuiabá

Durante o evento, o governador destacou a capacidade do agronegócio brasileiro em produzir de forma sustentável e a importância de enfrentar questões cruciais, como a rastreabilidade, as queimadas e o desmatamento. Mato Grosso do Sul foi elogiado por incentivar a produção agropecuária alinhada à sustentabilidade e por suas ações em prol do balanço de carbono e biodiversidade, inclusive com a proposta de ser carbono neutro até 2030.

Riedel elogiou a integração entre setor público e privado, ressaltando a relevância do agronegócio tanto para o Brasil quanto para o Estado. Ele enfatizou o crescimento de Mato Grosso do Sul e as oportunidades geradas por investimentos em infraestrutura e logística.

O evento contou com a presença do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e dos governadores Helder Barbalho (Pará) e Mauro Mendes (Mato Grosso), anfitrião do encontro. A comitiva do Mato Grosso do Sul incluiu os secretários Rodrigo Perez (Segov) e Jaime Verruck (Semadesc).

O Fiap reúne representantes da iniciativa privada e do poder público para discutir o futuro do setor agropecuário no Brasil, em paralelo ao G20 Agro 2024, liderado pelo governo brasileiro. O evento, sediado em Cuiabá, tem como tema “O Que o Mundo Espera do Agronegócio Brasileiro na Próxima Década”, e visa promover debates sobre políticas públicas, ações estratégicas e desafios globais da produção agropecuária.

A programação inclui fóruns de discussões, palestras sobre tecnologias e referências brasileiras para o mundo, além de painéis específicos sobre soja, agricultura regenerativa, código florestal, preservação da vegetação, novos rumos da pecuária, entre outros temas pertinentes ao setor agropecuário.

O Fiap se destaca como um espaço de reflexão e proposição de soluções para impulsionar o agronegócio brasileiro na próxima década.