31 de agosto de 2025
InovaçãoTCE- MSTecnologia

TCE-MS participa do Expojud 2024 maior congresso de tecnologia digital da Justiça

O Tribunal de Contas do Mato Grosso do Sul (TCE-MS) participou ativamente do Expojud 2024, o maior congresso de tecnologia, inovação e direito para o ecossistema de Justiça do Brasil, realizado em Brasília entre os dias 16 e 18 de outubro. O evento, que celebrou sua 8ª edição, reuniu especialistas e autoridades do setor jurídico de todo o país para discutir o futuro da justiça e os desafios da transformação digital.

Nesta edição, o Expojud 2024 destacou a importância das pessoas na jornada digital da Justiça. Debates aprofundados sobre temas como a aplicação prática da Inteligência Artificial, a gestão por resultados (OKR) com foco em riscos e a importância da experiência do usuário (inspirado no “Jeito Disney de Atendimento”) foram os destaques do evento.

O TCE-MS foi representado por uma equipe de servidores do setor de tecnologia: José Augusto Alves Ferreira, diretor de Tecnologia da Informação; Leandro Silva de Alencastro, chefe da coordenadoria de projetos de Tecnologia da Informação e da Comunicação; e Jonathan Aldori Alves de Oliveira, assessor de Tecnologia da Informação. A delegação participou ativamente dos painéis e workshops, buscando novas ideias para aprimorar os serviços do Tribunal e garantir uma justiça mais eficiente e transparente para a sociedade sul-mato-grossense.

Para José Augusto Alves Ferreira, diretor de Tecnologia da Informação do TCE-MS, o Expojud 2024 trouxe reflexões importantes sobre o futuro da Justiça: “A grande novidade foi a discussão sobre para onde vamos caminhar enquanto tribunais no que tange à Inteligência Artificial. Falou-se muito sobre cibersegurança, já que somos alvos frequentes de ataques, e também sobre a LGPD, a Lei Geral de Proteção de Dados. Foi um evento de muita informação e aprendizado.”

O TCE-MS se compromete a aplicar os conhecimentos adquiridos no Expojud 2024 para continuar aprimorando seus processos internos e oferecer um serviço público de excelência aos cidadãos sul-mato-grossenses.

Foto: TCE-MS/ Reprodução