30 de agosto de 2025
CidadesCulturaTurismo

Bioparque Pantanal ultrapassa 1 milhão de visitantes e se consagra como principal atração turística de Campo Grande

O Bioparque Pantanal, considerado o maior aquário de água doce do mundo, celebrou a marca histórica de 1 milhão de visitantes na quinta-feira (12), desde sua inauguração em março de 2022. O marco consolida o empreendimento como um dos principais motores do turismo em Mato Grosso do Sul e, especialmente, na capital Campo Grande. A conquista foi comemorada com uma homenagem aos colaboradores, reconhecendo seu papel fundamental no sucesso do Bioparque.

Maria Fernanda Balestieri, diretora-geral do Bioparque, expressou sua gratidão ao Governador Eduardo Riedel e ao Secretário Estadual de Governo, Rodrigo Perez, pelo apoio contínuo ao projeto, e enalteceu a dedicação dos servidores. “Atingir 1 milhão de visitantes é uma vitória coletiva. Demonstra a força do trabalho conjunto e o comprometimento do Governo do Estado, através do Bioparque Pantanal, com a preservação ambiental, educação e lazer. Agradecemos a confiança do Governador e do Secretário, e parabenizamos cada colaborador que torna essa experiência única possível.”

Além de atrair turistas do Brasil e do mundo, o Bioparque impulsiona a economia local, beneficiando hotéis, restaurantes e o comércio em geral. “Mais do que um ponto turístico, o Bioparque Pantanal é um centro de conhecimento e experiência. Fundamentado nos pilares da educação ambiental, conservação, pesquisa, inclusão, inovação, cultura e lazer, conectamos nossos visitantes com a rica biodiversidade do Pantanal e de outros ecossistemas globais, incentivando a reflexão sobre a importância da preservação”, afirmou Balestieri.

A moderna infraestrutura e o foco em pesquisa científica têm atraído a atenção de turistas e pesquisadores, projetando Campo Grande no cenário turístico nacional e internacional. O Bioparque se tornou um símbolo da riqueza natural e cultural do Mato Grosso do Sul.

O impacto positivo na economia local é notável. O aumento do fluxo turístico aquece setores como hotelaria, gastronomia e comércio, fortalecendo a economia da capital sul-mato-grossense.

Tânia Van Der Sand, gerente comercial do Bioparque, ressalta a importância da parceria com o trade turístico. “Realizamos capacitações frequentes para apresentar as novidades e os trabalhos desenvolvidos no Bioparque. Essa proximidade fortalece os laços com o setor. A rede hoteleira, por exemplo, relatou aumento na ocupação, inclusive na baixa temporada, impulsionada pela atração do Bioparque.