31 de agosto de 2025
EconomiaPolítica

Programa de qualificação profissional e emprego é lançado pela Câmara CG e Senai

A Câmara Municipal de Campo Grande, em conjunto com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e o Sistema Fiems, anunciou o lançamento do “Programa Pronto Pro Trabalho”, uma iniciativa que oferecerá 10 mil vagas em cursos de capacitação profissional gratuitos e oportunidades de emprego. A cerimônia de lançamento oficial será realizada no início de maio, mês em que se comemora o Dia do Trabalhador, na Casa de Leis, onde também serão abertas as inscrições para os cursos, com 40 opções disponíveis.

✅ Siga o site Campão News no Instagram

O anúncio foi feito em uma reunião realizada na Câmara na manhã desta segunda-feira, 14, com a presença de vereadores e representantes do Senai e do Sistema Fiems, incluindo o diretor Regional do Senai de Mato Grosso do Sul, Rodolpho Mangialardo, e a gerente comercial Cintia Shigemoto. A reunião teve como objetivo estabelecer um cronograma e estreitar a parceria entre as entidades, visando ampliar o acesso aos cursos e às oportunidades de trabalho nos bairros da cidade.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Epaminondas Neto, o Papy, destacou: “a relevância desta parceria para a população de Campo Grande, especialmente para aqueles que buscam oportunidades de trabalho, mas enfrentam dificuldades devido à falta de qualificação profissional”. Ele afirmou que a parceria com o Senai, instituição reconhecida pela excelência na capacitação profissional, será fundamental para suprir essa demanda.

Além de fornecer qualificação profissional, o programa também visa conectar os participantes com oportunidades de emprego. “Vamos ter uma ferramenta, com essa parceria, para qualificar a mão de obra e também empregar os nossos campo-grandenses”, afirmou Papy. Ele acrescentou que a Câmara Municipal intermediará o processo, garantindo que os participantes dos cursos obtenham uma colocação no mercado de trabalho. “Nós vamos ter aqui na Câmara uma espécie de balcão de emprego da Fiems”, disse.

Os cursos do programa serão realizados na periferia da cidade, com o apoio dos vereadores locais. Rodolpho Mangialardo, diretor regional do Senai, reforçou a importância do programa para atender à crescente demanda por mão de obra qualificada no estado. Ele também destacou a relevância da capacitação profissional e do desenvolvimento de competências para a obtenção e permanência no emprego.

A gerente comercial Cintia Shigemoto agradeceu a parceria com a Câmara Municipal e ressaltou o objetivo comum de conectar a população com oportunidades de trabalho.

O “Programa Pronto Pro Trabalho” inclui cursos nas áreas de construção civil, alimentos e bebidas, setor automotivo, manutenção e logística. As aulas serão ministradas presencialmente e os alunos receberão orientações para a confecção de currículos e dicas de entrevistas, além de auxílio para o encaminhamento ao mercado de trabalho.