Norma vigente é alterada para aumentar a segurança de quem frequenta o Parque dos Poderes
De autoria do deputado Junior Mochi (MDB), tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Lei 179/2025. A proposta altera e acrescenta dispositivos à Lei 4.682, de 12 de junho de 2015, que institui o “Projeto Amigos do Parque”, no Parque dos Poderes do Estado de Mato Grosso do Sul/Parque Estadual do Prosa. A matéria segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
Com a nova alteração, o artigo 4º da Lei 4.682/2015 terá a seguinte redação: “Fica proibido nas vias de acesso especificadas no artigo 3º desta norma, nos períodos mencionados no parágrafo único do artigo 2º, o trânsito de veículos autopropelidos. Isso inclui, mas não se limita, a veículos automotores, patinetes elétricos, bicicletas elétricas, motocicletas elétricas, ciclomotores e scooters elétricas, quadriciclos e triciclos elétricos, veículos híbridos (que combinam propulsão elétrica e combustão) e quaisquer outros meios de transporte individuais ou coletivos que utilizem motor elétrico como forma de propulsão, independentemente da forma de recarga ou armazenamento da energia.” No entanto, essas proibições não se aplicam aos veículos utilizados exclusivamente por forças de segurança pública, fiscalização, socorro médico ou combate a incêndios, bem como aos veículos utilizados em áreas privadas, zonas de segurança restrita ou em atividades de pesquisa tecnológica autorizadas por órgão competente.
O deputado Junior Mochi destaca o objetivo da alteração na norma vigente: “O presente projeto de lei visa aprimorar os objetivos da Lei Estadual 4.682, de 12 de junho de 2015, que instituiu o Projeto Amigos do Parque, assegurando maior segurança e harmonia no uso compartilhado das vias do Parque dos Poderes/Parque Estadual do Prosa por pedestres, ciclistas e demais frequentadores. Embora a norma original já proíba o trânsito de veículos automotores nos dias e horários estabelecidos, observamos a crescente popularização de novos meios de transporte individuais movidos a propulsão elétrica”, justificou o parlamentar.
Com essas mudanças, o governo estadual pretende garantir um ambiente mais seguro e agradável para todos os visitantes do Parque dos Poderes.
Foto: Luciana Nassar/ ALEMS