Pesquisa Abrasel mostra expectativa para o Dia dos Pais em Mato Grosso do Sul
Em Mato Grosso do Sul, 76% das respostas projetam faturar com a data comemorativa
A Abrasel – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes divulgou a pesquisa realizada com os empresários do setor de todo o Brasil, no período de 21 a 29 de julho, com amostragem de 2.332 respostas e apontou um cenário positivo para o ‘Dia dos Pais’.
De acordo com a pesquisa, 76% dos empresários responderam que as empresas projetam faturar mais no Dia dos Pais este ano. Comparado com o mesmo período do ano passado, 18% esperam estabilidade no faturamento e apenas 3% projetam queda. Outros 3% não abriram as empresas na data, em 2024.
Com relação ao mês de junho, 40% dos empresários que responderam à pesquisa, disseram que registraram lucro. Outras 37% operaram em estabilidade e 22% tiveram prejuízo.
Sobre a inflação, 37% dos estabelecimentos não conseguiram aumentar os preços nos últimos 12 meses. 57% realizaram reajustes conforme ou abaixo da inflação e 6% reajustaram acima da inflação.
O presidente da Abrasel no MS, João Francisco Fornari Denardi, ressaltou a importância dos dados apontados pela pesquisa da entidade. “Nos traz o cenário e nos direciona para ações que possam impulsionar o setor. Essa expectativa positiva para o Dia dos Pais anima e motiva o empresário a ofertar variedades e apresentar propostas diferentes para a data”.
Denardi ressaltou que apesar da expectativa positiva, em todo o país, o setor tem registrado inadimplência e prejuízo. “Há uma capacidade de recuperação, porém ainda precisamos ter cautela. Claro que quando comparamos uma data comemorativa, com um domingo comum, a expectativa é de aumentar o faturamento. Por isso, os dados da pesquisa nos ajudam a olhar o cenário e traçar as melhores estratégias”, finalizou.
Para Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel, a projeção positiva tem relação com os hábitos de consumo nesta época. “O Dia dos Pais é uma data que costuma trazer um movimento acima da média e um tíquete médio elevado, já que muitas famílias optam por comemorar fora de casa. Esse otimismo do setor é animador, especialmente diante de um cenário econômico que ainda exige cautela”, avaliou.
“Os dados mostram que há uma recuperação em andamento, mas ela é lenta e instável. A pressão sobre as margens e a dificuldade para repassar os custos impactam diretamente a saúde financeira dos negócios. Por isso, datas como o Dia dos Pais são estratégicas para injetar recursos no caixa e ajudar os empreendimentos a manterem a operação”, observou Solmucci.