7 de dezembro de 2025
ManchetePolítica

TSF tem maioria para condenar Bolsonaro veja o julgamento ao vivo

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para condenar o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) e seus aliados no julgamento do chamado Núcleo 1 da trama golpista, com o voto decisivo da ministra Cármen Lúcia. Com isso, o placar agora está a favor da condenação por crimes graves contra o Estado Democrático de Direito.

✅ Siga o site Campão News no Instagram

O voto de Cármen Lúcia

A ministra rejeitou todas as preliminares levantadas pelas defesas: contestação da competência do STF, alegações de cerceamento de defesa e nulidades processuais. Ela também validou a delação premiada de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, como prova, e entendeu que há evidências suficientes de que Bolsonaro liderou uma organização criminosa armada e participou de um plano para impedir a alternância legítima de poder após as eleições de 2022.

Situação do placar no STF

Antes do voto de Cármen Lúcia, já haviam votado pela condenação os ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino. O ministro Luiz Fux divergiu, votando pela absolvição para a maioria dos réus, ainda que tenha condenado Mauro Cid e Walter Braga Netto em parte dos crimes imputados. Com o voto de Cármen Lúcia, a maioria está formada: três dos cinco integrantes já votaram pela condenação, e falta agora o voto final do presidente da Turma, Cristiano Zanin, para confirmar a decisão e definir as penas.

Crimes imputados e réus principais

Os acusados respondem a crimes como organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. Além de Bolsonaro, são réus Mauro Cid, Walter Braga Netto, Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira, Anderson Torres, Alexandre Ramagem e Almir Garnier, todos acusados de participação ativa na trama golpista e no planejamento de atos antidemocráticos.

O que vem a seguir

Com a maioria formada, o julgamento entra agora na fase de dosimetria, quando serão definidas as penas específicas para cada réu. A expectativa é de que as condenações sejam formalizadas até o final desta semana, com impacto político e jurídico para todo o país.

Confira o julgamento ao vivo