7 de dezembro de 2025
EsportesManchete

Morre aos 58 anos Professor Dionário lenda do futebol sul-mato-grossense

O Treinador de futebol foi encontrado morto em sua residência no Bairro Tarumã em Campo Grande- MS


Dionário era morador do bairro Tarumã e atuava como treinador de futebol e líder comunitário na Associação de Moradores da Coophavila II

O treinador de escolinha de base de futebol Dionário Vieira Pinho, conhecido carinhosamente como professor Dionário, de 58 anos, foi encontrado morto em sua residência no bairro Tarumã, em Campo Grande, por três amigos na tarde de terça-feira (6), Radameres Jesuíno e Ivanildo Soares, este último presidente da Associação de Moradores da Coophavila II.

Segundo Ivanildo, o corpo apresentava sinais de inchaço no rosto e nos braços, e já estava em estado avançado de decomposição. As primeiras informações indicam que a causa da morte foi um infarto fulminante, o que teria acelerado o processo de decomposição.

Dionário era uma figura muito conhecida e respeitada no meio esportivo sul-mato-grossense. Treinou por quase quatro décadas inúmeros atletas do futebol de base, contribuindo para a formação de talentos e mantendo viva a paixão pelo esporte. Foi chamado por muitos de “Telê Santana do Mato Grosso do Sul”, ou “Telê Santana Pantaneiro”, pela dedicação, disciplina e amor ao futebol.

Lembro que em 1989, o professor Dionário foi treinar no campo da Mata do Jacinto a categoria de base sub 13 do Taveirópolis, jamais perdemos com o quarteto mágico criado por ele: Alfinete, Camelo, Teco e Patropí, relatou Cristian Araújo (Coordenador Municipal Regional do Prosa).


O atual presidente do Taveirópolis Alécio Manuel lamentou profundamente a partida do ícone da base do MS.

Segundo relato de Ivanildo Soares, Dionário esteve na Associação na terça-feira (4), onde ministrava há mais de 10 anos ás aulas de futebol. “Ele saiu à tarde e deveria retornar às 16h para a aula, mas não voltou. Estranhamos, porque ele nunca faltou um treino, são atualmente 120 alunos. Na quarta-feira, como não apareceu novamente, fomos até a casa dele, o Radameres e o Jesuíno que foram na frente, bateram palmas, ninguém atendeu. Pularam o muro, arrombaram a janela e encontraram o corpo já sem vida, imediatamente me ligaram”, eu já estava a caminho, contou o presidente, emocionado.

Equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, SAMU e Perícia Técnica estiveram no local. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). A família deverá decidir, após o meio-dia desta quinta-feira, se haverá velório, dependendo das condições do corpo.

A morte repentina de Dionário causa grande comoção entre colegas, ex-alunos e moradores da capital, interior do MS e principalmente dos bairros Tarumã e Coophavila II.
Sua trajetória exemplar e o legado deixado ao futebol de base o eternizam como um verdadeiro formador de gerações, amigo e conselheiro da comunidade.

Professor Dionário Vieira, parte de forma abrupta, mas deixa para sempre a lenda de um craque dentro e fora das quatro linhas. Soube como poucos identificar o talento e inspirar os jovens. Que descanse em paz, e que seu nome permaneça vivo nas homenagens e na memória de todos que o conheceram.

O sepultamento do Técnico Dionário Vieira Pinho será na sexta-feira (7) ás 9h, no Cemitério Memorial Park, Rua Francisco dos Anjos 442, Bairro Pioneiros.