Alexandre de Moraes determina transferência de Bolsonaro para ala especial no Presídio da Papuda
O ex-presidente Jair Bolsonaro foi transferido da chamada sala de Estado-Maior para uma ala especial no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
✅ Siga o site Campão News no Instagram
De acordo com a decisão, Bolsonaro ficará em um espaço diferenciado dentro da unidade prisional, com quarto individual equipado com cama de casal, mesa e cadeiras, além de acesso a área interna e externa para banho de sol. A mudança ocorre em meio à justificativa de superlotação do sistema prisional e à necessidade de reorganização dos espaços destinados a presos com prerrogativas específicas.
Condições diferenciadas
Mesmo com a transferência, o ex-presidente seguirá tendo tratamento diferenciado, em razão do cargo que exerceu. Entre as medidas autorizadas estão:
- Acompanhamento médico 24 horas;
- Saídas autorizadas para realização de exames médicos, quando necessário;
- Alimentação diferenciada, podendo ser levada por familiares;
- Autorização para manipular a própria comida;
- Permanência em ala separada dos demais detentos.
As medidas constam na decisão como forma de preservar a integridade física do ex-presidente e seguir protocolos adotados em casos envolvendo ex-chefes de Estado.
Contexto da decisão
A transferência ocorre em meio ao cenário de pressão sobre o sistema carcerário e à discussão jurídica sobre a permanência ou não de Bolsonaro em estrutura equivalente à sala de Estado-Maior. Segundo o entendimento do ministro, a ala especial da Papuda atende aos requisitos legais e garante condições compatíveis com o status de ex-presidente da República.
Segundo fontes ligadas ao Campão News o ex-presidente foi transferido as 17h50 ( horário de Brasília) desta terça-feira 15 de janeiro de 2026.
