Quando o cuidado chega, vidas mudam: Caravana da Castração inicia 2026 levando dignidade e esperança a Eldorado
A Caravana da Castração iniciou 2026 promovendo cuidado, responsabilidade e fortalecimento da saúde pública em Mato Grosso do Sul. Nos dias 15 e 16 de janeiro, o município de Eldorado recebeu a primeira edição do projeto neste ano, com atendimento gratuito a 200 animais, entre cães e gatos, que receberam serviços de castração, vacinação e microchipagem.
A ação é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência do Bem-Estar Animal (Suprova), e viabilizada com investimento de R$ 5 milhões destinados pela senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), que tem a causa animal como uma das principais bandeiras de seu mandato.

Lançada em julho de 2025, a Caravana da Castração encerrou o último ano com quase 18 mil animais atendidos em diversos municípios sul-mato-grossenses. Além de promover o controle populacional responsável, a iniciativa contribui diretamente para a prevenção de zoonoses, a saúde pública e a melhoria da qualidade de vida das famílias e de seus pets.
Sonho antigo que virou realidade
Com população pet estimada em cerca de 3.500 animais, Eldorado nunca havia recebido uma ação dessa magnitude. Para a vice-prefeita Simoni Palonis, a chegada do projeto representa a concretização de uma luta histórica no município.
“Quem atua na causa animal sabe que cuidar da saúde dos animais é também cuidar da saúde pública. Essa iniciativa, viabilizada com o apoio da senadora Soraya, é a realização de um sonho para o nosso município e vai transformar muitas vidas”, afirmou. Emocionada, ela destacou ainda o engajamento da população. “O que vemos hoje são pessoas conscientes e responsáveis. Somos muito gratos à senadora Soraya.”
Entre os beneficiados está o autônomo Jair Emílio de Souza, que levou três cachorras e um gato para a castração, incluindo a mascote da família, Fofinha.
“A gente ama os animais e precisa cuidar bem deles. Castrar evita o abandono e o sofrimento nas ruas, mas o custo é alto. Fiquei muito feliz quando soube dessa parceria que trouxe a castração gratuita para Eldorado. Agora fico mais tranquilo, sabendo que eles estão seguros”, relatou.
A presidente da ONG GAE (Grupo de Apoio aos Animais de Eldorado), Viviane Piva, também destacou a importância histórica da ação.
“Há 11 anos lutamos por um programa de castração no município e hoje esse sonho se tornou realidade. A castração é a principal ferramenta para reduzir o abandono e os maus-tratos. Este é um momento histórico e de muita gratidão”, afirmou.
Política pública com impacto social
A senadora Soraya Thronicke reforçou que o investimento em políticas públicas estruturantes é fundamental para gerar resultados duradouros.
“A causa animal é, acima de tudo, uma pauta de cuidado, responsabilidade e respeito à vida. Investir na castração é prevenir o abandono, proteger os animais e cuidar da saúde pública. Ver municípios como Eldorado sendo transformados reforça que estamos no caminho certo”, declarou.
Após passar por 46 municípios, a Caravana da Castração segue agora para Tacuru, Coronel Sapucaia, Bela Vista e Sonora, ainda neste mês de janeiro. Ao todo, pelo menos 63 municípios de Mato Grosso do Sul devem receber os atendimentos ao longo da nova etapa do projeto.
A agenda completa e as informações sobre o agendamento de vagas estão disponíveis no site www.sigpetms.gov.br.
