5 de outubro de 2024
Tempo

Primavera no MS: Calor intenso e chuvas esperadas, com risco de incêndios

A primavera chegou em Mato Grosso do Sul no último domingo (22) e promete um período de transição marcado por altas temperaturas e chuvas, com potencial para tempestades e granizo. De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), a estação será a mais quente do ano, com temperaturas acima da média histórica.

Segundo o órgão, a combinação da umidade da Amazônia com o retorno das chuvas e a maior incidência de raios solares eleva as temperaturas, especialmente em outubro, considerado o mês mais quente do ano em diversos municípios do Estado.

Apesar do calor, as chuvas devem se manter dentro ou próximas da média histórica para o trimestre OND (Outubro-Novembro-Dezembro), com precipitação variando entre 400 e 500 mm na maioria das regiões. No noroeste, o volume esperado é de 300 a 400 mm, enquanto no sul e sudeste, a previsão é de 500 a 600 mm.

A temperatura do ar, por outro lado, deve ficar acima e muito acima da média, indicando um trimestre mais quente que o normal em todo o estado. As temperaturas médias esperadas para o trimestre variam entre 24°C e 26°C na maior parte do território sul-mato-grossense, com exceção do noroeste, onde a média deve ficar entre 26°C e 28°C, e do extremo sul, onde a temperatura média deve ficar entre 22°C e 24°C.

As condições climáticas favoráveis ao calor e a baixa umidade aumentam o risco de incêndios florestais. O Cemtec alerta para a probabilidade de ocorrência de incêndios em nível de Alerta Alto e Atenção nas regiões pantaneira e sudoeste durante os meses de setembro, outubro e novembro.

La Niña e suas Influências

A previsão indica uma probabilidade de 81% para a ocorrência do fenômeno La Niña, que pode influenciar as condições climáticas, com um resfriamento das águas do Pacífico e impactos na circulação atmosférica.

O La Niña pode resultar em um aumento da frequência de massas de ar frio, impactando o regime de chuvas, porém não é o único fator determinante das condições climáticas.

A primavera em Mato Grosso do Sul promete um período de transição com temperaturas elevadas, chuvas e um alerta para os riscos de incêndios. É fundamental se manter informado sobre as previsões meteorológicas e tomar precauções para evitar acidentes e minimizar os impactos das condições climáticas.