5 de outubro de 2024
Mundo

SpaceX lança missão para resgatar astronautas presos em estação espacial

Butch Wilmore e Suni Williams embarcaram em junho, durante o primeiro voo de teste tripulado para a ISS, mas enfrentaram problemas no sistema de propulsão da nave

Em uma missão de resgate inédita, a SpaceX lançou no sábado (28) um foguete Falcon 9 com dois astronautas a bordo para trazer de volta os americanos Butch Wilmore e Suni Williams, presos na Estação Espacial Internacional (ISS) desde junho. A decolagem ocorreu às 12h17 (horário de Brasília) de Cabo Canaveral, na Flórida, utilizando uma plataforma inédita para missões tripuladas. O diretor da Nasa, Bill Nelson, celebrou o sucesso do lançamento, declarando que “estamos vivendo uma época emocionante de exploração e inovação”.

A bordo da missão Crew-9, estão o astronauta Nick Hague, da Nasa, e o cosmonauta russo Alexandre Gorbounov. Eles devem retornar à Terra em fevereiro, trazendo consigo Wilmore e Williams, que embarcaram na nova espaçonave da Boeing, a Starliner, durante o primeiro voo de teste tripulado para a ISS. O retorno da Starliner, inicialmente previsto para oito dias após o lançamento, foi adiado por problemas no sistema de propulsão, levantando dúvidas sobre a segurança da nave.

Após semanas de testes, a Nasa recuperou a cápsula vazia da Boeing e optou por utilizar a Crew-9 da SpaceX para o resgate. Jim Free, administrador associado da Nasa, reconheceu a singularidade da missão com apenas dois tripulantes e expressou gratidão à SpaceX por sua colaboração e flexibilidade durante o processo. A agência espacial americana espera que a missão Crew-9 seja um sucesso e que os astronautas presos na ISS finalmente retornem à Terra em segurança.

Foto: Reprodução