6 de outubro de 2024
EducaçãoPolítica

21 prefeitos concluem graduação no curso de Gestão Pública da Faculdade Insted 

Dos 80 alunos que se formaram na noite de terça-feira (3), na primeira turma do curso de Gestão Pública da Faculdade Insted, 21 deles são prefeitos de municípios de Mato Grosso do Sul. A solenidade reuniu no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, autoridades dos poderes do Estado, familiares e amigos dos ilustres formandos. 


Ao portal de notícias MS DELAS, a diretora da Faculdade, Neca Chaves Bumlai, não escondeu a satisfação pela formatura da primeira turma. “É uma área tão importante e contamos com 21 prefeitos e muitos outros servidores que trabalham lá na ponta, nos municípios, e precisam dessa qualificação que vai garantir um resultado ainda melhor frente a administração. É uma noite histórica com gestores públicos e servidores dos 79 municípios do Estado qualificados em Gestão Pública”. 


A cerimônia de formatura contou com a presença do presidente do TJMS, desembargador Sérgio Martins, e de outras autoridades, como o governador do Estado, Eduardo Riedel, que deu nome à turma, e do ex-governador Reinaldo Azambuja, como paraninfo. O senador Nelsinho Trad também prestigiou a conquista da faculdade e dos alunos. O mantenedor da Insted, professor Pedro Chaves e o deputado estadual Rinaldo Modesto também compuseram a mesa da solenidade.


O  presidente da Assomasul e prefeito de Nioaque, Valdir Couto Júnior, também foi um dos formandos, juntamente com sua esposa Larissa Martelosso. O defensor público Igor César de Manzano Linjardi, o coordenador do curso de Gestão Pública, Professor Georges Elias Ayache, e o presidente da UCVMS, Jeovani Vieira, também fizeram parte da mesa da solenidade. 


O diretor executivo da Insted, Fernando Bumlai, contou como surgiu a ideia do curso. “Esse curso foi pensado de uma forma muito prática, de forma que pudéssemos trazer para a academia uma discussão entre os gestores e aqueles que trabalham efetivamente na gestão pública. Proporcionamos um ambiente acadêmico de troca de informações sobre as dificuldades reais do dia-a-dia, trazendo para a sala de aula professores, que normalmente estão em papel de fiscalizadores, para essa troca de experiências profícua e saudável onde quem ganha é a população”.


Como um dos professores da turma de formandos, o diretor da Secretaria de Controle Externo do Tribunal de Contas, Eduardo dos Santos Dionizio, falou da alegria em fazer parte da graduação, como professor de diversos prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e servidores municipais. “Um curso de iniciativa da faculdade Insted juntamente com a Assomasul, buscando o aperfeiçoamento dos gestores públicos de todos os municípios do Estado. Quanto mais servidores qualificados tivermos nos órgãos públicos, melhor o serviço será prestado à sociedade”, pontuou Eduardo Dionizio. 


Professor Pedro Chaves, ressaltou que o curso vai proporcionar uma melhora na gestão desses municípios. “Muito feliz com a formação desta primeira turma de Gestão Pública, pois oferecemos o curso para muitos prefeitos, vereadores e gestores públicos e com isso vamos melhorar a qualidade do trabalho oferecido pelos municípios e pelos órgãos e tribunais que também participaram deste curso. Para nós, da Insted, é um orgulho muito grande e neste momento venho agradecer a Assomasul pela sensibilidade de fazer esse convênio, oferecendo para todos os prefeitos de Mato Grosso do Sul. A partir de agora nós vamos ter realmente profissionais que estão bem adequados aos planejamentos, projetos e legislação. Outro diferencial é a metodologia, onde aplicamos o EAD mas também tivemos encontros presenciais que permitiu o contato direto entre o professor e o próprio acadêmico”.


O governador Eduardo Riedel disse estar honrado em levar o nome da primeira turma. “Orgulho muito grande em poder ser o nome dessa turma de Gestão Pública, sem dúvida é motivo de muita honra, orgulho e compromisso acima de tudo. Junto com meus colegas formandos, eles que têm grandes responsabilidades, continuarão tendo na sua trajetória de vida, só nos enche ainda mais de comprometimento com a sociedade sul-mato-grossense”, discursou Riedel.

Em seu discurso, o coordenador do curso de Gestão Pública da Faculdade Insted, George Elias Ayache, explicou que o curso foi planejado para atender a demanda do dia a dia do gestor público para poder resolver os problemas dos cidadãos. “Este é um curso que foi idealizado com gestores públicos, então a partir do momento em que a Assomasul abraçou o projeto com a faculdade Insted, então já nasceu um projeto vencedor, hoje nós estamos formando mais de 20 prefeitos, mais de 20 secretários municipais. Nós conseguimos plantar uma sementinha no curso de Gestão Pública da faculdade Insted e praticamente em todos os municípios do estado de Mato Grosso do Sul. Para nós é um dia muito importante, um sonho realizado. O curso de Gestão Pública foi planejado para atender a demanda do dia a dia do gestor público, então ali ele vai aliar a capacidade que ele já tem do trabalho dele na área pública com a questão técnica, onde nós procuramos procurar professores capacitados com gabarito para poder transmitir para esse aluno aquela formação que ele precisa para o dia a dia, principalmente para cumprir com as normas legais da gestão pública”.


A homenagem a Deus, pais, familiares e mestres, foi feita pela prefeita de Sidrolândia, Vanda Camilo, que também, juntamente com seu genro, o vereador da Capital, Cláudio Serra Filho, colou grau no curso de Gestão Pública.

“Quero agradecer essa iniciativa da Assomasul juntamente com a Insted em estar formando a primeira turma em Gestão Pública. Claro que para nós gestores públicos, isso vem de encontro com aquilo que a gente idealiza, briga, trabalha todos os dias. Questão de licitação, contratos, enfim, é o gestor público dentro da gestão pública. Então eu só tenho a agradecer a Insted, primeiramente e a Assomasul, na pessoa do Júnior, nosso presidente”, finalizou.

Para ver mais acesse o vídeo no link https://www.instagram.com/reel/Cx9dWkgropW/?igshid=MzRlODBiNWFlZA==

Olga Cruz 

Deixe um comentário