8 de dezembro de 2025
Cultura

Com apenas três ocorrências na Esplanada Ferroviária carnaval de Campo Grande é marcado pela segurança e alegria dos foliões

Em entrevista ao programa do SBT MS “O Povo na TV”, apresentado pelo comunicador Tatá Marques, os cinco dias de carnaval na Esplanada Ferroviária em Campo Grande foram marcados pela alegria e pela segurança dos foliões, segundo o Comando de Policiamento Metropolitano (CPM). Com média diária de 20 mil pessoas no período da festividade, apenas três ocorrências foram registradas.

✅ Siga o site Campão News no Instagram

Conforme o Coronel Emerson de Almeida, comandante do agrupamento, durante o período de carnaval apenas três casos foram registrados no espaço da festa, cinco casos a menos que o ano anterior. “O próprio folião está ciente da festa, está indo para o carnaval para brincar e não para arrumar confusão”, diz o comandante.

Ele pontua que esse é o terceiro ano seguido onde blocos e os poderes públicos constroem em conjunto estratégias para coibir ações de terceiros que buscam atrapalhar o bom andamento da festividade. O coronel afirma também que houve um controle rígido na operação na região da esplanada e que a segurança foi dividida entre a polícia militar, guarda municipal e por profissionais contratados pelas entidades carnavalescas. “Temos parcerias com os blocos e eles também têm suas responsabilidades para com a segurança dos foliões”, pontua. “E nessa responsabilidade há o controle da segurança nos dois acessos à esplanada, um controle rígido”, conclui o Coronel Emerson de Almeida.

A proteção das pessoas que marcaram presença na Esplanada Ferroviária, além da Polícia Militar e de equipe de segurança contratada pelos blocos, cerca de 250 agentes da Guarda Civil Metropolitana e da Agetran atuaram na proteção dos foliões.

Para Vitor Samudio, presidente da ABC do Carnaval (Aglomerados de Blocos de Carnaval de Rua de Campo Grande), o baixo índice de violência no carnaval na esplanada representa um amplo diálogo entre os blocos de rua, as forças de segurança e campanhas que pontuam o respeito e a harmonia nas festividades populares. “A relação harmônica entre todos os agentes que constroem o carnaval da cidade possibilitou que alcançássemos esses baixos índices, mesmo levando em média 20 mil pessoas por dia. O carnaval de Campo Grande mostrou que o diálogo é o caminho para fortalecermos ainda mais da maior festa popular de Mato Grosso do Sul”, conclui.

Enterro dos Ossos

O carnaval oficial da ABC se encerra neste sábado (8) com o Bloco Forrozeiros MS, a partir das 17 horas, na Esplanada Ferroviária, na rua Temistocles – entre a Calógeras e a 14 de Julho. O evento contará com a presença dos artistas Gabriel Chiad, Forró Ipê de Serra, Flor de Pequi e DJ Todi. O evento também contará com participações especiais em homenagem ao Dia da Mulher. A entrada é gratuita.

Parceiros do carnaval de Campo Grande

Desde 2024, a ABC vem dialogando com parceiros e agentes públicos para fortalecer o carnaval em Campo Grande em 2025. A entidade se reuniu com os deputados federais Beto Pereira e Camila Jara, com os vereadores Luiza Ribeiro e Jean Ferreira, com o diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Eduardo Mendes, e com o secretário executivo da Cultura, Valdir Gomes.

Aglomerados de Blocos de Carnaval de Rua de Campo Grande

A ABC do Carnaval (Aglomerados de Blocos de Carnaval de Rua de Campo Grande) foi criada no dia 23 de julho de 2024 com a presença e ratificação de dez blocos que atuam no carnaval de rua da cidade. São eles: Cordão Valu, Capivara Blasé, Farofolia, Farofa com Dendê, Forrozeiros MS, IPA Lê Lê, Bloco do Reggae, Nada Sobre Nós Sem Nós, Só Love e o Bloco As Depravadas.

Daniel Campos