Emenda da senadora Soraya Thronicke leva Caravana da Castração saúde e cuidado aos 79 municípios de MS
Mato Grosso do Sul dá um passo histórico na promoção do bem-estar animal e da saúde pública com o lançamento da Caravana da Castração, uma iniciativa do Governo do Estado que se torna realidade, graças a um investimento de R$ 5 milhões viabilizado por emenda parlamentar da senadora Soraya Thronicke (Podemos/MS). A ação, coordenada pela Superintendência de Políticas Públicas para a Promoção dos Direitos dos Animais (Suprova), prevê mais de 20 mil castrações gratuitas de cães e gatos em todos os 79 municípios sul-mato-grossenses, com início previsto para junho deste ano.
Além de controlar a população de animais de rua, o projeto carrega um forte componente de saúde pública e conscientização. “Estamos falando de saúde única. Quando cuidamos dos animais, cuidamos também da saúde das pessoas”, destacou o deputado estadual Caravina, que participou da idealização do projeto ainda na época em que era secretário de Governo. Foi nesse período, segundo ele, que junto com o superintendente da Suprova, Carlos Eduardo Rodrigues, conseguiu mobilizar a senadora Soraya para garantir os recursos necessários. “É inédito. Nenhum outro estado do Centro-Oeste destinou tanto à castração de cães e gatos”, afirmou.
Para Soraya, a iniciativa reflete seu compromisso com causas muitas vezes esquecidas no debate político. “A causa animal sempre teve meu respeito e atenção. Quando entendemos que essa ação traria impactos diretos na saúde pública, no controle de zoonoses e também na educação da população, não hesitamos em investir”, afirmou a senadora.
A primeira etapa da caravana contemplará dez municípios da região do Pantanal, Miranda, Bodoquena, Bonito, Jardim, Porto Murtinho, Nioaque, Anastácio, Aquidauana, Ladário e Corumbá, escolhidos com base no alto número de animais abandonados e nos índices de zoonoses. Em cada cidade, o ônibus da caravana ficará cerca de quatro dias, com previsão de castrar em média 150 animais por dia.
A estrutura descentralizada do projeto, que conta com o SIGPET (Sistema Gestor de PET) para agendamento online, garante facilidade e acesso direto da população aos serviços. Com o slogan “Castrar é um ato de amor”, a caravana busca também mobilizar a sociedade sul-mato-grossense em prol da proteção animal.
Com essa iniciativa, Mato Grosso do Sul não apenas lidera no Centro-Oeste em políticas públicas para animais, mas também se posiciona como referência nacional, um feito possível graças à atuação firme e sensível da senadora Soraya Thronicke.