7 de dezembro de 2025
CidadesTempo

Ciclone extratropical em alto mar provoca ventania no centro-sul do país

Estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo em alerta para transtornos em decorrência das fortes rajadas de vento

A semana começa com sistemas bem importantes sobre o país: o avanço de uma forte e grande frente fria, associada a um grande ciclone extratropical, provoca mudanças nas condições de tempo sobre o Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

O ciclone em si, não avança sobre nenhum estado, mas, estimula rajadas de vento muito fortes devido à proximidade e atuação.

Os três estados da Região Sul, serão impactos com ventania ao longo do dia e as rajadas podem variar entre 71 a 90 km/h, podendo chegar a 100 km/h em algumas localidades, principalmente na faixa litorânea.

Com ventos mais fortes o mar fica bem agitado entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O risco de fortes rajadas de vento, também aumenta entre Mato Grosso do Sul e em todo o estado de São Paulo, com rajadas podendo se aproximar, dos 90 km/h – incluindo Grande SP, litoral e interior paulista. Campo Grande e a cidade de São Paulo ficam em alerta, também com risco alto para chuva forte e temporais.

E não para por aí! As rajadas podem ser significativas, nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, sul de Goiás, de Mato Grosso e Rondônia – com valores de rajadas entre 51 a 70 km/h.

Conforme a Climatempo existe o alerta para problemas sérios em decorrência da ventania – não descartando destelhamentos, queda de estruturas (principalmente as mais fragilizadas), queda de árvores e/galhos, além de afetar a distribuição de energia elétrica em várias localidades.