Pod Prô ACP debate Educação e Diversidade com professores e representantes
O mais recente episódio do Pod Prô, o podcast da ACP, realizado nesta segunda-feira (30) abordou o tema “Educação e Diversidade”, reunindo convidados com trajetórias ligadas ao chão da escola, à política e à luta por direitos.
O professor Romário Cardoso, docente de Educação Física na Escola Municipal Arlene Marques Almeida e representante sindical da ACP, trouxe ao debate os desafios enfrentados no ambiente escolar quando se trata de promover o respeito à diversidade. Para ele, a escola é um espaço fundamental de construção de valores e precisa acolher as diferenças desde os primeiros anos da vida escolar.
O presidente da ACP, professor Gilvano Bronzoni, alertou para os efeitos das fake news que circulam sobre a educação e que, muitas vezes, têm como objetivo dividir a categoria e fragilizar a organização coletiva dos profissionais da educação. Segundo ele, é necessário manter o compromisso com o diálogo e a verdade diante dessas narrativas.
A professora de História Aline Furh destacou a importância do posicionamento diante das questões que envolvem a escola, ressaltando também o quanto aprendeu com seus próprios alunos sobre diversidade. Para ela, “a presença de pessoas LGBTQIAPN+ é fundamental dentro da sala de aula. A diferença existe e deve ser respeitada”.
O vereador Jean Ferreira (PT), primeiro parlamentar abertamente gay da Câmara Municipal de Campo Grande, falou sobre sua vivência como pessoa LGBTQIAPN+ no espaço político institucional. Em sua fala, chamou a atenção para os ataques dirigidos à educação e aos professores: “Hoje a extrema-direita ataca professores e a educação para ganhar likes e gerar engajamento nas redes sociais”.
O episódio está disponível nas principais plataformas de áudio e reforça o compromisso da ACP com a defesa de uma escola pública democrática, diversa e comprometida com os direitos humanos.