Presidente do TJMS é eleito para Mesa Diretora do Consepre em 2026
Desembargador Dorival Renato Pavan assume vice-presidência de Inovação e Tecnologia no Conselho dos Tribunais de Justiça do Brasil
O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), desembargador Dorival Renato Pavan, foi eleito vice-presidente de Inovação e Tecnologia da Mesa Diretora do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre) para o ano de 2026.
A eleição ocorreu na quinta-feira (13 de novembro), durante o XVIII Encontro do Consepre, realizado no Edifício-Sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).
Com 23 votos, o cargo de presidente do Conselho ficou com o desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto, atual presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).
A eleição definiu também os demais membros da Mesa Diretora, escolhidos por aclamação:
- Des. Lidia Maejima, presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) – vice-presidente;
- Des. Ricardo Couto de Castro, presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) – vice-presidente de Relacionamentos Institucionais;
- Des. Jayme Henrique Ferreira, presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) – vice-presidente de Cultura;
- Des. Dorival Renato Pavan, presidente do TJMS – vice-presidente de Inovação e Tecnologia.
Reconhecimento e representatividade
A eleição de Dorival Pavan reforça o protagonismo do Judiciário sul-mato-grossense no cenário nacional, especialmente nas áreas de tecnologia e modernização administrativa.
O presidente do TJMS tem sido um dos principais defensores da transformação digital do sistema de justiça, com foco na celeridade processual e na ampliação do acesso da população aos serviços judiciários.
Compromisso com o fortalecimento do Judiciário
Durante a solenidade, o novo presidente do Consepre, desembargador Heráclito Neto, destacou o papel estratégico dos Tribunais de Justiça estaduais e a importância da troca de experiências entre os gestores.
“A gestão do Consepre nos coloca muita responsabilidade, mas temos a certeza de que os 27 presidentes de Tribunais de Justiça, mais os três presidentes dos Tribunais Militares, estarão ao nosso lado, fortalecendo o Judiciário estadual. Todos, dentro de suas características, trocando experiências e buscando desenvolver o que há de mais moderno em tecnologia, inovação e boas práticas”, afirmou.
Com a nova composição, o Consepre reforça seu compromisso em promover a integração entre os Tribunais de Justiça do país e o avanço de políticas voltadas à eficiência e à inovação no Judiciário brasileiro.
