O mercado mudou flexibilidade e inteligência emocional são essenciais para garantir o emprego
O mercado de trabalho brasileiro, embora demonstre sinais de recuperação em setores específicos, continua a exigir um alto nível de adaptação e inteligência emocional dos profissionais, forçando uma nova dinâmica de contratação. Dados recentes do IBGE/PNAD, referente ao terceiro trimestre de 2025, apontam que o desemprego ficou em 5.6%, a menor da história da pesquisa, iniciada em 2012. Mas apesar de uma leve queda na taxa, a qualidade do emprego e a competitividade nas vagas se intensificaram significativamente, transformando o perfil do profissional desejado pelas empresas.
Fran Silva, empresária de Campo Grande, explica que, hoje, as empresas buscam uma combinação de habilidades técnicas com um profundo comprometimento e paixão pelo trabalho. Segundo Fran Silva, “O mercado não está apenas contratando habilidades em determinada área, mas também está contratando a adaptação e responsabilidade. Um diploma te coloca na porta, mas é sua inteligência emocional que te mantêm na empresa.”
Para se preparar para uma vaga, a especialista em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Humano, Dani Gil, recomenda que desenvolver habilidades como comunicação e feedback; buscar atualização constante, acompanhando as metodologias mais recentes de forma proativa; e demonstrar, desde o processo seletivo, responsabilidade pelo sucesso das próprias entregas, são atitudes valorizadas. Para sustentar essa performance, é importante que o profissional atue com comprometimento, proponha soluções antes que os desafios se agravem e utilize técnicas de bem-estar para gerenciar o estresse, mantendo sempre uma comunicação clara e transparente. Hoje, o currículo contrata, e o comportamento demite. Isso ocorre, em média, com 90% das demissões
“As empresas também têm um papel fundamental nesse processo: proporcionar um ambiente que apoie o desenvolvimento contínuo, cuide da saúde mental e promova experiências de trabalho que alinhem alta performance com propósito. O equilíbrio entre resultados, aprendizado e bem-estar é um desafio compartilhado, que exige atenção tanto do colaborador quanto da organização, conclui a especialista”, complementa Dani Gil.
A perspectiva da funcionária, segundo Pablini Lopes, Consultora Comercial, é clara: “A mudança de mentalidade foi fundamental. Entendi que não é só bater o ponto, mas ter a responsabilidade de melhorar todos os dias. Procuro me manter atualizada com os estudos, tendo claro quais são meus objetivos, onde quero chegar e como posso ajudar a empresa a crescer. A empresa crescendo, eu cresço também!”
Dicas para antes e depois da contratação:
1. Preparação para a Vaga (Antes de Ser Contratado)
- Desenvolva Soft Skills (Habilidades Comportamentais): Foco em comunicação clara, trabalho em equipe e, principalmente, a capacidade de dar e receber feedback construtivo.
- Estudo Contínuo (Upskilling): Não espere a empresa pedir. Mantenha-se atualizado nas ferramentas e metodologias mais recentes do seu campo, refletindo seu amor pelo que faz.
- Responsabilidade Pessoal: Demonstre, desde a entrevista, que você assume a responsabilidade pelo sucesso de suas entregas.
2. Continuidade no Emprego (Após a Contratação)
- Comprometimento e Proatividade: Não espere ordens. Apresente soluções antes que os problemas sejam identificados, mostrando seu comprometimento com os objetivos da empresa.
- Gerenciamento do Estresse: Use técnicas de neurociência e bem-estar para manter a produtividade alta e evitar o burnout.
- Comunicação Transparente: Mantenha líderes e colegas informados sobre o seu progresso, desafios e, especialmente, suas conquistas.
