Jornal O Estado é o grande vencedor do Prêmio MS Industrial de Jornalismo 2025
Com a fotografia que ilustra a reportagem “Grades não seguram o aprendizado e indústria é protagonista na formação social de detentos”, o fotógrafo Marcos Maluf de Souza, do jornal O Estado de Mato Grosso do Sul, foi o grande vencedor do Prêmio MS Industrial de Jornalismo 2025.
O profissional recebeu a premiação das mãos do presidente da Fiems, Sérgio Longen. A cerimônia foi realizada na sexta-feira (05), em uma festa no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande.

Pela fotografia vencedora no Grande Prêmio, o profissional recebeu R$ 25 mil em dinheiro, além de outros R$ 15 mil pelo primeiro lugar na categoria Foto.
O presidente da Fiems enalteceu o trabalho da imprensa na divulgação das ações da indústria sul-mato-grossense.

“Esses profissionais são responsáveis por mostrar a força da indústria, transmitindo a todos os cantos o que está sendo feito pelo desenvolvimento do Estado. O trabalho dos profissionais de imprensa é de extrema importância, e nessa noite estamos reconhecendo isso de uma maneira muito carinhosa, também agradecendo por estarmos juntos ao longo de 2025”, afirmou o líder empresarial.
De industriário a fotógrafo, e agora vencedor do Grande Prêmio
A fotografia retrata Antônio Paulino Leal, de 67 anos, apenado no sistema prisional e que encontrou na indústria o caminho para a liberdade. A reportagem, de autoria de Michelly Perez, foi vencedora na categoria Texto.
Com esta imagem, Maluf venceu pela terceira vez na história do Prêmio MS Industrial de Jornalismo – as demais vitórias foram em 2021 e 2023.
Antes de se tornar fotógrafo, Marcos Maluf trabalhou como industriário por 12 anos nos ramos de metalurgia e eletromecânica. Ele contou que teve um desafio triplo ao fotografar para esta reportagem, pois já estava familiarizado com o setor industrial.
“Tudo na indústria para mim era familiar, só que o ambiente do presídio para mim era totalmente desafiador. Eu não sabia o que podia esperar. Mas a única coisa que eu queria representar era a quebra do preconceito e do estigma em torno da prisão, não só física, mas mental também. Então me deparei com a cadeira de fio, que era algo flexível, e pedi para o rapaz romper como se fossem grades. Isso simboliza um milhão de coisas”, descreveu.
Menção honrosa
Neste ano, o Sistema Fiems prestou homenagem póstuma ao jornalista Alberto Gonçalves, editor de economia do Jornal O Estado, falecido aos 64 anos. Alberto chegou a produzir uma reportagem para concorrer ao prêmio na categoria Texto. Os filhos Felipe e Lucas Gonçalves receberam uma placa com a menção honrosa conferida ao pai.
Confira o resultado final do Prêmio MS Industrial de Jornalismo 2025:
ÁUDIO
1º – ‘Pré-Sal Caipira’ como a indústria e o agro de MS inovam com o biometano
Rodrigo do Nascimento Rodrigues – Rádio Cidade 97
2º – ‘Indústria com propósito’ mostra como o setor transforma vidas e impulsiona o desenvolvimento em MS
Carlos Guilherme – Podcast Jorna A Crítica
FOTO
1º – Grades não seguram o aprendizado e indústria é protagonista na formação social de detentos
Marcos Maluf de Souza – Jornal O Estado MS
2º – Construindo e empregando no MS
João Carlos Castro – Capital News
TEXTO
1º – Grades não seguram o aprendizado e indústria é protagonista na formação social de detentos
Michelly Perez – Jornal O Estado MS
2º – De Rio Negro para o mundo: a bolsa que conquistou uma princesa e virou símbolo de empoderamento e luxo
Anderson Cardoso Viegas – Portal Made In MS
VÍDEO
1º – Projeto de MS que transforma ‘lixo’ em novos produtos será apresentado na COP30
Cleber Gellio – SBT MS
2º – Os desafios da mão de obra na Indústria de Três Lagoas
Geysel Rodrigues da Silva – TV Morena
GRANDE PRÊMIO
Grades não seguram o aprendizado e indústria é protagonista na formação social de detentos
Marcos Maluf de Souza – Jornal O Estado MS
