23 de janeiro de 2026
Gestão PúblicaPolítica

Riedel avalia 2025 como positivo e destaca entregas em educação saúde segurança e infraestrutura em MS

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), reuniu na quarta-feira (17) todos os secretários estaduais e presidentes de autarquias para avaliar os resultados e metas alcançadas ao longo de 2025. O balanço apresentado foi considerado positivo, com avanços em diferentes áreas da gestão pública e foco principal na melhoria da qualidade de vida da população.

Durante a reunião secretarial, realizada no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, Riedel ressaltou que a principal marca do governo é entregar resultados concretos ao cidadão, com responsabilidade social e atenção às pessoas mais vulneráveis.
“Nossa marca é a capacidade de fazer gestão em todas as áreas, para que possamos entregar resultados positivos diretamente às pessoas, melhorar a vida delas, sempre com o cuidado de não deixar ninguém para trás”, afirmou o governador.

Entre os destaques apresentados estão a ampliação da educação profissional nas escolas da Rede Estadual, a entrega de novos equipamentos de saúde — com destaque para a inauguração do Hospital Regional de Dourados, prevista para sábado (20) — e a redução dos índices de criminalidade em Mato Grosso do Sul.

Avanços por áreas

Na educação, cerca de 45% dos alunos do ensino médio da Rede Estadual já participam de cursos profissionalizantes. Todas as escolas contam com equipamentos de robótica e aproximadamente 70% das unidades passaram por reformas.

Na saúde, além da Parceria Público-Privada (PPP) do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), o Estado alcançou a maior cobertura vacinal do Brasil. A inauguração do Hospital Regional de Dourados é considerada um marco para a região sul do Estado.

A segurança pública apresentou redução nos índices de homicídios, roubos e furtos. Também houve fortalecimento da rede de proteção às mulheres, com ampliação das Salas Lilás para 57 municípios e do programa Promuse (Programa Mulher Segura MS) em 39 cidades. O Corpo de Bombeiros ampliou sua atuação com a implantação de 11 bases no Pantanal.

Na infraestrutura, o governo ampliou a malha rodoviária com foco no escoamento da produção e na segurança viária. Pelo programa MS Ativo, foram pactuadas obras urbanas nos 79 municípios sul-mato-grossenses, com previsão de investimento de até R$ 1,9 bilhão.

O saneamento básico avançou e já atinge 74% de cobertura de esgoto no Estado. A meta do governo é alcançar a universalização até 2028, chegando a 90%.

Economia, cultura e investimentos

O ambiente econômico favorável contribuiu para investimentos bilionários do setor privado, geração de empregos e diversificação da economia. Outro destaque foi a concessão da Rota da Celulose, considerada estratégica para a logística e o desenvolvimento regional.

Na cultura, os festivais de Bonito e América do Sul foram repaginados com foco em sustentabilidade e inclusão. O projeto “MS ao Vivo” reuniu mais de 200 mil pessoas em Campo Grande. Já a primeira edição da Bienal do Livro atraiu 45 mil visitantes e contabilizou a venda de 100 mil exemplares.

Metas cumpridas

O balanço estratégico de 2025 apontou que, dos 299 projetos apresentados no contrato de gestão, foram realizadas 539 entregas, com cumprimento de 88% das metas previstas para o ano. Já em relação ao plano de governo iniciado em 2023, cerca de 97% das ações planejadas já foram concluídas.

O secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Pérez, avaliou que o ciclo de 2025 termina de forma positiva.
“Estamos finalizando o ano com avanços importantes na gestão pública, entregas à população e equilíbrio financeiro. O foco é manter esse ritmo e ampliar os resultados em 2026”, destacou.

O vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha) também ressaltou a integração da equipe. “Mesmo em um ano desafiador, os indicadores mostram que estamos no caminho certo. Agora a responsabilidade aumenta, pois 2026 será o ano de fechamento do mandato”, afirmou.