12 de fevereiro de 2026
Educação

Educação de MS mira redução de reprovações e continuidade das reformas escolares em 2026

Ambiente moderno, estrutura adequada e melhoria nos índices educacionais estão entre as prioridades da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul para 2026. As metas foram apresentadas durante a assinatura do contrato de gestão, realizada na quarta-feira (11), na Governadoria.

✅ Siga o site Campão News no Instagram

O documento foi entregue ao governador Eduardo Riedel pelo secretário estadual de Educação, Hélio Daher. Na ocasião, também foram formalizados os contratos de gestão da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e da Fadeb (Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação Básica de MS).

Reformas e melhorias estruturais

Entre os compromissos assumidos está a continuidade do programa de obras e reformas nas unidades da Rede Estadual de Ensino (REE).

“Vamos continuar nosso programa de obras das escolas. Nosso Estado é um dos que mais entregam obras em escolas no Brasil. Iremos seguir trabalhando forte naquilo que vem dando certo”, afirmou o secretário Hélio Daher.

O foco é garantir espaços mais seguros, modernos e adequados ao processo de ensino-aprendizagem, fortalecendo a infraestrutura das escolas em todos os municípios.

Redução das reprovações e evasão

Outro eixo central do planejamento é a diminuição das reprovações e da desistência escolar, com ampliação de projetos pedagógicos e novas estratégias de acompanhamento dos estudantes.

Entre as iniciativas previstas estão:

  • Novidades na Educação de Jovens e Adultos (EJA);
  • Avanço na verticalização do ensino superior em parceria com a UEMS;
  • Expansão da educação profissionalizante;
  • Fortalecimento de ações para melhorar os indicadores educacionais.

O secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, Thaner Castro Nogueira, destacou que a Educação ocupa papel estratégico no planejamento do Estado.

“Temos temas centrais como a educação profissionalizante, as obras nas escolas estaduais, assim como projetos e ações para diminuir as reprovações, reduzir a desistência escolar e alcançar bons resultados nos índices de educação”, afirmou.

UEMS reforça inclusão e interiorização

Durante a reunião, a direção da UEMS também apresentou metas para 2026, com foco na inclusão e no fortalecimento do ensino superior público, especialmente no interior do Estado.

O reitor Laércio Alves de Carvalho destacou programas como:

  • Universidade da Maturidade, voltado para pessoas com 45 anos ou mais;
  • UEMS Acolhe, que auxilia imigrantes no ingresso ao mercado de trabalho;
  • Pantanal Tech, evento de produção científica sustentável do Pantanal;
  • Pronera, voltado a jovens da reforma agrária no curso de Agronomia.

Também estão previstos projetos de ampliação da educação a distância, ampliando o acesso ao ensino superior para quem não pode frequentar a universidade presencialmente.

Com as metas formalizadas no contrato de gestão, o Governo do Estado busca manter Mato Grosso do Sul entre os estados com melhor desempenho educacional, aliando infraestrutura, inclusão e qualidade pedagógica em 2026.