20 de fevereiro de 2026
Economia

Suzano bate recorde com 5,8 milhões de toneladas de celulose embarcadas no Porto de Santos

A Suzano, maior produtora mundial de celulose, registrou novo recorde histórico em 2025 ao embarcar 5,8 milhões de toneladas de celulose em seus terminais no Porto de Santos. O volume representa um crescimento de 41% em relação a 2024, quando foram movimentadas 4,1 milhões de toneladas.

✅ Siga o site Campão News no Instagram

O desempenho da companhia teve impacto direto no comércio exterior do setor. As exportações totais de celulose pelo Porto de Santos alcançaram 9,9 milhões de toneladas em 2025, alta de 21% frente ao ano anterior. Do total exportado, 58,8% correspondem à celulose da Suzano.

Somente em dezembro de 2025, a empresa embarcou 481 mil toneladas de celulose, o maior volume já registrado em um único mês em seus terminais portuários. O número supera em 2,6% o recorde anterior, alcançado em maio do mesmo ano, com 469 mil toneladas.

Produção com forte presença de Mato Grosso do Sul

Os terminais T32 e DP World, no Porto de Santos, são responsáveis pelo escoamento da produção das três fábricas da companhia em Três Lagoas e Ribas do Rio Pardo, em Mato Grosso do Sul, além da unidade de Jacareí (SP).

As unidades sul-mato-grossenses somam capacidade produtiva de 5,8 milhões de toneladas de celulose por ano, enquanto a planta de Jacareí tem capacidade anual de 1,1 milhão de toneladas.

O gerente executivo de Logística da Suzano, Renan Volpatto, atribui os resultados à busca contínua por eficiência operacional e aos investimentos realizados na ampliação e modernização dos terminais.

“Esses recordes consecutivos são frutos de uma busca constante para melhorar a nossa eficiência operacional, com investimentos robustos na modernização e ampliação dos nossos terminais portuários, aliados ao comprometimento da nossa equipe”, destacou.

Investimentos ampliam capacidade logística

Para dar vazão ao crescimento da produção, os terminais passaram por obras de ampliação e modernização. O pacote de investimentos elevou a capacidade média anual de movimentação de carga de 4,6 milhões para 6,6 milhões de toneladas de celulose — um aumento de 43,48%.

A capacidade estática de armazenagem também cresceu cerca de 42%, passando de 162 mil para aproximadamente 230 mil toneladas.

Além dos terminais portuários, a companhia investiu na ampliação e melhorias do modal ferroviário, responsável pelo transporte de toda a produção das fábricas até o Porto de Santos. Segundo Volpatto, o uso da ferrovia reforça a estratégia de tornar o escoamento mais eficiente e sustentável, contribuindo para a redução das emissões de gases e para o enfrentamento das mudanças climáticas.

Liderança no setor

Com mais de 100 anos de atuação, a Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das principais fabricantes de papéis da América Latina e líder no segmento de papel higiênico no Brasil. Seus produtos estão presentes na rotina de cerca de 2 bilhões de pessoas no mundo, o equivalente a aproximadamente 25% da população global.

O desempenho logístico em 2025 consolida o papel estratégico da companhia no setor de celulose e reforça a importância de Mato Grosso do Sul como protagonista na cadeia produtiva nacional, contribuindo para geração de empregos, renda e fortalecimento da economia regional.