6 de outubro de 2024
Manchete

Brasil perde uma das suas maiores lendas Zagallo

Único tetracampeão mundial de futebol

Morreu, aos 92 anos, Mário Jorge Lobo Zagallo. Um dos maiores nomes da história do futebol saiu de cena. O anúncio foi feito no perfil de uma rede social do tetracampeão, na noite de sexta-feira (5).

Maior campeão do mundo de todos os tempos, reverenciado e admirado por uma legião de fãs, ídolo de várias gerações, foi titular nas Copas de 1958 e 1962, técnico da Seleção Tri Campeã de 1970 e coordenador da Seleção no Mundial de 1994. Zagallo ergueu quatro troféus de Copas do Mundo. Insuperável e inigualável na história do futebol mundial.

O “Velho Lobo” Zagallo, ganhou o mundo com o futebol, dentro das quatro linhas do campo ou fora dele, é o maior vencedor de Copas do Mundo, com dois títulos como jogador, um como treinador e um como coordenador técnico. Treinou o Brasil nas edições de 1974 e 1998 e fez parte da comissão técnica no mundial de 2006, ao lado do também multicampeão Carlos Alberto Parreira.

A carreira vitoriosa rendeu a Zagallo a mais alta honraria da Fifa, prêmio de Ordem de Mérito da entidade, concedido em 1992. O brasileiro, tornou-se o primeiro esportista da história a receber a condecoração.

Amigos, admiradores, treinadores, jogadores e dirigentes esportivos de todo o planeta lamentaram a partida do Velho Lobo Zagallo, como costumava ser chamado. 

“A CBF e o futebol brasileiro lamentam a morte de uma das suas lendas, Mário Jorge Lobo Zagallo. A CBF presta solidariedade aos seus familiares e fãs neste momento de pesar pela partida deste ídolo do nosso futebol”, afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

“A CBF decreta luto de sete dias em homenagem ã memória do seu eterno campeão e se compromete em reverenciar o seu legado” completou.

Zagallo nunca escondeu a paixão pelo futebol. Começando a carreira na base do America-RJ já indicava e era certo que queria ser jogador de futebol. Colegas e vizinhos o convocavam para as peladas de rua ou nos campinhos da Tijuca quando morava na zona norte.

Zagallo foi colhendo a admiração por frases de efeito que soavam engraçadas e criaram empatia com o público. a conhecida, “vocês vão ter que me engolir”, marcou parte importante de sua carreira, quando falada pela primeira vez em 1997. Ganhou a Copa América vencendo os seis jogos que disputou, foi um desabafo contra a imprensa que estariam fazendo pressão para Vanderlei Luxemburgo assumir o cargo.

O “Velho Lobo” Zagallo, optou por não continuar profissionalmente no futebol em 2011, aos 79 anos. Em 2012, o tetracampeão sofreu o maior baque de sua vida – a morte de sua esposa Alcina, com quem foi casado 57 anos, tiveram cinco filhos.

Supersticioso, dizia que Alcina era a mulher ideal, pois a soma das letras do nome dela com o seu era igual a 13, número ao qual rendia graças por considerá-lo atrelado à sorte e à fortuna e ao amor.

Sempre o respeito e o afeto pelos amigos de longa data foi outro aspecto revelador da personalidade de Zagallo.

Zagallo e Pelé na preparação para a Copa de 70
Créditos: Fifa

Em 2021, ao completar 90 anos, recebeu mensagem especial de Pelé. “Nós já fomos companheiros de time. Já fomos adversários. Já fui seu jogador e você meu treinador. Mas acima de tudo sempre fomos grandes irmãos. Você é um líder, um mentor, um ídolo e um amigo de coração imenso, que o futebol brasileiro jamais irá esquecer.”

Para Nós da redação, Mário Jorge Lobo Zagallo sempre estará no pódio sagrado do futebol brasileiro e mundial como um dos três maiores nomes junto com Pelé e Garrincha.

Deixe um comentário