6 de outubro de 2024
Política

Com Recontagem do TRE-MS Paulo Duarte retorna para ALEMS

Na tarde de sexta-feira (1), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), recontou os votos após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) constatar fraude por não cumprimento de cota de gênero no Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) nas eleições de 2022. Paulo Duarte foi diplomado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) como o novo deputado estadual de Mato Grosso do Sul. A diplomação ocorreu após retotalização dos votos das eleições de outubro de 2022, após cassação do deputado estadual Rafael Tavares (PRTB). A recontagem dos votos, anulando os direcionados a Rafael, não afetou outros mandatos.

No início de fevereiro deste ano o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu manter a condenação do ex-deputado estadual Rafael Tavares por fraude eleitoral na disputa a uma vaga na ALEMS. Como consequência, o parlamentar perdeu o mandato.

Segundo a corte, o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB-MS) não cumpriu a cota de gênero dos candidatos ao cargo de deputado estadual. Rafael Tavares foi eleito com aproximadamente18 mil votos, mas a sentença da corte determinou a recontagem do quociente eleitoral e partidário para nova totalização das vagas.

A diplomação, recontagem e a retotalização foram conduzidas pelo presidente do TRE-MS, Paschoal Carmello Leandro. A posse ocorre na Alems na próxima terça-feira (5), assume como suplente da vaga Dr Walber Paranaíba (PRB).