
A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul orientou que os municípios iniciem imediatamente a vacinação contra a influenza, mesmo antes do Dia D da campanha nacional, marcado para o próximo sábado (28).
✅ Siga o site Campão News no Instagram
As doses da primeira remessa já foram distribuídas aos 79 municípios do Estado, permitindo que cada gestão local organize o início da imunização nas unidades de saúde.
De acordo com a coordenadora estadual de imunização da SES, Ana Paula Goldfinger, a antecipação é fundamental diante do aumento da circulação de vírus respiratórios.
“A vacina chega em um cenário epidemiológico ruim para o Estado, onde já registramos uma circulação viral alta. Por isso, precisamos vacinar o maior número de pessoas o quanto antes”, destacou.
A estratégia segue o calendário do Ministério da Saúde, com mobilização prevista até 30 de maio, mas com foco em garantir proteção antes do período mais crítico.
Mesmo com o início antecipado, a SES reforça a importância do Dia D de vacinação.
“A mobilização no dia 28 é essencial para ampliar rapidamente a cobertura, alcançando um grande número de pessoas de uma só vez”, explicou a coordenadora.
A primeira remessa conta com 80 mil doses, o equivalente a cerca de 6,5% da população-alvo estimada em aproximadamente 1,1 milhão de pessoas em Mato Grosso do Sul.
A meta é vacinar ao menos 90% dos grupos prioritários, que incluem:
Também fazem parte da campanha trabalhadores da saúde, professores, profissionais de segurança, caminhoneiros, entre outros grupos definidos pelo Programa Nacional de Imunizações.
Para facilitar o acesso da população, o Estado prevê ações extramuros, com uso do Vacimóvel e intensificação da vacinação em cidades como Corumbá, Dourados e Ponta Porã.
A SES reforça que a vacinação é a forma mais eficaz de prevenir casos graves, internações e mortes causadas pela influenza.
A recomendação é clara: quem faz parte do público prioritário deve procurar a unidade de saúde mais próxima o quanto antes.
Mín. 15° Máx. 28°