Para impulsionar o setor audiovisual, Sebrae leva empresários de Mato Grosso do Sul ao evento RIO2C
Cineastas, fotógrafos, produtores executivos e profissionais da comunicação têm oportunidade de fazer conexões no maior encontro de criatividade e inovação da América Latina
Com a intenção de impulsionar o setor audiovisual de Mato Grosso do Sul, o Sebrae/MS levou uma caravana com 17 empresários ao maior encontro de criatividade e inovação da América Latina, o RIO2C. Realizado no Rio de Janeiro, entre os dias 4 e 9 de junho, o evento promoveu debates, apresentações de tendências e negócios relacionados ao segmento audiovisual, proporcionando também a oportunidade de conexão com diversos players do mercado.
A analista-técnica do Sebrae/MS, Daniele Muniz da Silva Vieira, explica que o objetivo é aproximar os profissionais de Mato Grosso do Sul, entre eles, cineastas, fotógrafos e produtores executivos às produtoras de conteúdo audiovisual. “O Rio2C reúne os maiores players do mercado audiovisual, música, games e criativos da atualidade. Promover o encontro dos nossos empresários com esses players faz parte da estratégia de estar cada vez mais presente, investindo nas chamadas economias portadoras de futuro”, pontua.
Para um dos participantes da missão técnica, o roteirista e cineasta, Ulisver Silva, o evento foi a oportunidade de alcançar instituições do setor a nível nacional. Ele trabalhou em produtoras audiovisuais, canais de televisão e, atualmente, alavanca a carreira como cineasta realizando projetos independentes. Na Rio 2C, conseguiu agendar reuniões com empresas para apresentar a proposta do seu primeiro longa-metragem, visando a distribuição comercial. Com o roteiro escrito em 2020, “Enigmas no Rolê” está em processo de montagem e pós-produção, com previsão de lançamento para este ano.
“Em Mato Grosso do Sul é possível produzir, mesmo que com poucos recursos, mas na hora de distribuir a obra, as empresas dos setores estão concentradas no eixo Rio/São Paulo. É complicado bater na porta de cada uma delas para apresentar o projeto, agendar reuniões e afins. Em um evento como o Rio2C é possível fazer isso de uma vez só, é uma mão na roda para que o produtor independente, como eu, consiga ter acesso as empresas”, detalha Ulisver.
Ainda segundo o profissional, o apoio do Sebrae foi essencial para ter acesso ao encontro. “Se eu viesse para o Rio por conta própria, teria que desembolsar um dinheiro substancial. Mas nós, profissionais do audiovisual do estado, fizemos diferente. Nos reunimos e contatamos o Sebrae, e juntos, articulamos uma caravana para que diversos profissionais pudessem participar, com um custo mais acessível”, complementa.
Para a atriz Lígia Tristão, que trabalha com audiovisual desde 2011, além de fomentar possibilidades, o RIO2C proporcionou uma troca de experiências e conhecimento. Atuando como diretora de elenco por anos, a profissional resolveu experimentar a escrita e direção em 2020, tornando-se roteirista e diretora.
“O evento tinha muitas mesas e rodas de conversas específicas. Então, por exemplo, eu tenho um roteiro de animação e, em uma roda de negócio, eu consegui fazer um workshop de animação com distribuição internacional, o que foi realmente incrível. Alguns desses workshops e masterclass que aconteceram foram aulas muito didáticas, apontando o passo a passo que a gente deve fazer para compor os caminhos certos, desde a criação até a distribuição, até o seu filme estar no mundo”, relata Lígia.
A empreendedora ressalta que além de facilitar a participação no evento, a caravana organizada pelo Sebrae promoveu a aproximação dos profissionais do estado, fortalecendo o setor. “Agora a gente fica com a tarefa de casa de organizar nossos projetos dentro de tudo isso que aprendemos, para conseguir mesmo dar um passo para além do Mato Grosso do Sul, ou para que o Mato Grosso do Sul também entre nesses eixos do audiovisual”, acredita.
Para obter mais informações sobre as ações do Sebrae, é possível entrar em contato por meio da Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800.
Natalia Moraes/ Natalie Malulei