11 de setembro de 2024
CidadesEconomia

Empresas comercializam produtos e serviços na sede do Sebrae em Campo Grande

Evento “Conexão de Negócios” reuniu mais de 20 empreendimentos de diferentes segmentos, que em comum, obtiveram resultados transformadores

Empresas sul-mato-grossenses nas áreas de energia solar, arquitetura, artigos para presentes, roupas, soluções financeiras, cosméticos, entre outras, comercializaram produtos e serviços no evento Conexão de Negócios, ocorrido ao longo de terça-feira (18), na sede do Sebrae em Campo Grande. A mostra com 21 empreendimentos foi o ponto alto da programação, que buscou gerar networking e oportunidades para os empreendedores participantes.

É a segunda vez que o Sebrae realiza o evento na Capital, uma vitrine para divulgar as empresas atendidas pela instituição via Agentes Locais de Inovação (ALI), um bolsista que leva inovação aos pequenos negócios, identificando necessidades e buscando soluções de acordo com as demandas de cada empresa. Nesse acompanhamento, ele auxilia o empresário no aprendizado das melhores práticas produtivas e gerenciais. Somente em 2023, os especialistas em Transformação Digital e Produtividade do programa atenderam 1.679 empreendedores no estado.

Segundo a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, o Conexão de Negócios celebra os resultados alcançados por estes empreendimentos. “É um evento que promove o networking, que integra as empresas participantes do projeto. Nele, os Agentes Locais de Inovação passam vários meses visitando as empresas, capacitando, melhorando produtos e processos. No Conexão de Negócios, temos a oportunidade de mostrar esses resultados e facilitar a comercialização dos produtos”, pontua a diretora.

Conforme a analista-técnica do Sebrae Nacional, Débora Franceschini Mazzei, o trabalho executado em Mato Grosso do Sul revela que o conhecimento levado aos empresários vem gerando negócios. “O projeto faz todo um trabalho de acompanhamento, implantação de inovação, validação dessa inovação e dá a oportunidade de gerar negócios entre os próprios participantes, porque são diversidades de atividades, então eles conseguem se complementar e trazer esse ambiente em que demonstram os seus produtos e serviços para a comunidade, o que ajuda na ampliação de mercado para eles”, destaca.

Uma das expositoras foi Gláucia Batista, proprietária da Zitrus Mundo Cítrico, uma fábrica de bebidas cítricas no mercado há quatro anos. Para ela, o acompanhamento com o ALI foi fundamental. “A gente já tinha validado a nossa marca, redefinido nosso nicho de mercado e precisávamos saber as estratégias para entrar no mercado. E a gente não sabia como começar e por onde fazer. Então, o ALI me ajudou nesse sentido e melhorei as vendas”.

Outra empresária, Ingrid Nantes, acredita que o atendimento com o bolsista capacitado pelo Sebrae foi um “divisor de águas” para o seu estabelecimento, a Minutiae Produtos, de velas aromáticas. “Faz três anos que comecei a criar as velas e montei a Minutiae e, recentemente, principalmente depois do projeto ALI que eu fiz parte, foi um momento de divisor de águas na minha empresa. Recebi vários insights, onde consegui estruturar melhor o meu negócio. Eu não tinha muita estrutura financeira, não sabia como fazer e me ajudou bastante”, disse.

Ao expor no Conexão de Negócios, os donos das empresas conseguiram apresentar a marca para um público maior. Isso foi especialmente positivo para quem está há pouco tempo no mercado, como a Mariana de Barros Medeiros, proprietária da Liberg, no setor de vestuário, que está com sete meses de loja. “Acreditamos que por tratar-se de uma empresa pequena, ainda de pouco tempo no mercado, essa participação ajudou a gente a ter um maior alcance de público, para mais mulheres conhecerem a nossa loja”, comenta.

Para o casal Hermínio e Lídia Peixoto, o evento trouxe possibilidade de networking. Eles são proprietários da Love Gifts Presentes Criativos, franquia com 70 lojas no Brasil e a primeira do estado, localizada em Campo Grande. “O ALI nos proporcionou muitas dicas valiosas que ajudaram muito. E o Conexão de Negócios dá, principalmente, experiência. A gente conhece muitas pessoas de vários ramos, cada um tem seu segmento aqui, é muito legal isso, é uma troca de experiências”, finaliza Lídia.

Inscrições abertas

Para Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) interessadas em receber o atendimento dos Agentes Locais de Inovação, as inscrições para o 5º ciclo do programa já estão abertas e podem ser feitas de forma on-line. Nesta edição, será ofertada uma modalidade: o ALI Produtividade, que busca auxiliar o empresário a identificar os principais problemas do negócio e propor formas de solucioná-los.

São disponibilizadas, ao todo, 352 vagas distribuídas nas cidades de Campo Grande, Chapadão do Sul, Naviraí, Paranaíba e Três Lagoas, em um acompanhamento de seis meses. Para participar, a empresa não pode ter feito ciclos anteriores da iniciativa. As inscrições são feitas em: sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/brasilmaisprodutivo.

Mais informações aos empreendedores podem ser obtidas por meio da Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.

Deixe um comentário