11 de novembro de 2025
Manchete

Humorista Ary Toledo morre aos 87 anos

Um dos maiores nomes do humor brasileiro, Ary Toledo deixa um legado de 65 mil piadas e a alegria de gerações.

Morreu em São Paulo, neste sábado (12), o humorista Ary Toledo, aos 87 anos. O comediante, conhecido por seu talento para a escrita e a interpretação de piadas, lutava contra uma pneumonia desde o início do mês.

Ary Toledo começou sua trajetória no humor ainda na infância, quando, em uma brincadeira com um padre, sua primeira piada nasceu. Aos 22 anos, mudou-se para São Paulo e conquistou o público do teatro de arena, se tornando um dos humoristas mais populares do Brasil.

Ao longo de sua carreira, Ary Toledo catalogou 65 mil piadas, que foram publicadas em livros, gibis, discos e cadernos. Suas histórias, muitas vezes baseadas em situações do cotidiano, contagiaram o público com sua irreverência e criatividade.

O humorista também se destacou no rádio e na televisão, participando de programas como o “Show de Calouros” e a “Praça é Nossa”. Apesar de algumas de suas piadas não serem consideradas politicamente corretas nos dias de hoje, o legado de Ary Toledo permanece como um marco da história do humor brasileiro.

Amigos próximos relatam que Ary Toledo permaneceu lúcido e bem humorado até o fim, demonstrando sua paixão pelo humor até os últimos momentos de sua vida.

“Ele tava escrevendo mais dois livros, criando mais piadas, ele não parava”, disse Sonora Fátima Freitas, amiga e assessora de Ary.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a perda do humorista, destacando seu talento em diversas áreas da cultura.

“O Ary Toledo foi um dos maiores humoristas do Brasil. Ele nos fez rir por décadas com suas piadas inteligentes e perspicazes. Sua obra será lembrada por gerações”, disse o presidente em nota.

O humorista Fábio Porchat, que considera Ary Toledo uma grande inspiração, também homenageou o colega de profissão.

“A primeira piada que eu ouvi na minha vida foi do Ary Toledo. Os primeiros livrinhos que eu ganhei na minha vida foram as piadas do Ary Toledo. Hoje, eu só sou comediante porque existiu o Ary Toledo na minha vida”, disse Porchat.

Ary Toledo deixa um legado de risos, criatividade e um amor incondicional pelo humor. Sua partida representa uma grande perda para o mundo da cultura, mas suas piadas continuarão a divertir e a alegrar as próximas gerações.

Foto: Redes Sociais