19 de novembro de 2025
EsportesManchete

Torcida do Galo invade Buenos Aires para final histórica da Libertadores

Campo-grandenses se unem à caravana de atleticanos rumo à decisão contra o Botafogo

A paixão pelo Galo não conhece fronteiras. Cerca de 30 torcedores atleticanos de Campo Grande, membros da organizada Galo Pantaneiro, embarcaram na última quarta-feira (27) em uma jornada rumo a Buenos Aires, na Argentina, para testemunhar in loco a grande final da Copa Libertadores da América contra o Botafogo, no sábado (30).

A viagem, carregada de esperança e entusiasmo, teve início em Cuiabá (MT), com a torcida organizada Galo Cuia. Em Campo Grande, a caravana ganhou o reforço dos torcedores sul-mato-grossenses, aumentando a massa atleticana que cruzará a fronteira em busca do sonho continental. A cidade de Dourados (MS) também contribuiu com mais torcedores para a expedição alvinegra.

Nas redes sociais, a Galo Pantaneiro celebrou a união das torcidas: “Partiu Buenos Aires com a Massa Atleticana! Unidos Galo Pantaneiro e Galo Cuia, prontos para conquistar a América. Rumo à Glória Eterna na Argentina!”. A publicação reflete a atmosfera de festa e a expectativa que toma conta dos torcedores.

Enquanto a caravana ruma para a Argentina, em Campo Grande a vibração pelo Galo também é intensa. Torcedores que não puderam embarcar se preparam para acompanhar a decisão à distância. Um ponto de encontro tradicional é o bar Trem Mineiro, do atleticano Théo Mota. “Aqui a torcida do Galo é uma grande família, se reúne por amor ao Galo. Virou uma confraternização de amigos com aquele tempero mineiro, sempre com muita resenha e, no intervalo do jogo, algumas comidas típicas de Minas”, descreve Théo.

Mesmo sem estar fisicamente presente em Buenos Aires, Théo acompanha a viagem com o coração apertado, já que seu filho está entre os torcedores que embarcaram na caravana. “Estou feliz vendo meus filhos seguindo o caminho que um dia eu fiz. Por amor ao Galo, eu criei um bar que se tornou ponto de encontro de torcedores do meu time, e aqui vivenciamos muitas alegrias juntos”, compartilha, emocionado.

Segundo Bernardo Lima Presidente do Consulado Galo Pantaneiro, a torcida mais apaixonante do mundo é a do Galo, “estamos surpresos com a receptividade do povo argentino com a nossa torcida”. já Felipe Lucero um dos organizadores da excursão: “nós somos privilegiados por estarmos na Busca da Glória Eterna” e temos certeza que o Clube Atlético Mineiro será Bicampeão da Copa Libertadores. Os coordenadores da Galo Cuia Alexandre Bregunci e Everaldo disseram ser um momento único estarmos em Buenos Aires para acompanhar juntamente com a nossa torcida da Massa Atleticana a grande partida da final.

Decisão histórica em jogo único

A final da Libertadores 2024, entre Atlético-MG e Botafogo, será disputada no lendário estádio Monumental de Núñez, casa do River Plate. O formato de jogo único aumenta ainda mais a dramaticidade e a importância da partida. Quem vencer levanta a taça. Em caso de empate, haverá prorrogação e, persistindo a igualdade, a decisão será nos pênaltis.

O Galo chega à final após eliminar o próprio River Plate na semifinal, com um placar agregado de 3 a 0. Já o Botafogo superou o Peñarol, com um placar agregado de 6 a 3. As duas equipes demonstram força e têm motivos para acreditar na conquista do título.

O Atlético-MG, vice-campeão da Copa do Brasil 2024, busca a redenção na Libertadores. O Botafogo, líder do Campeonato Brasileiro, vive um momento mágico e quer coroar a temporada com a conquista continental.

Duelo de gigantes em campo

A expectativa é de um confronto equilibrado e emocionante. O Atlético-MG, com sua força ofensiva liderada por Hulk e Paulinho, promete pressionar o Botafogo desde o início. O time carioca, por sua vez, aposta na solidez defensiva e no talento de jogadores como Almada e Igor Jesus para surpreender o adversário.

Prováveis escalações:

  • Atlético-MG: Everson; Lyanco, Battaglia e Alonso; Scarpa, Otávio, Alan Franco (Fausto Vera), Arana e Rubens (Deyverson); Hulk e Paulinho. Técnico: Gabriel Milito
  • Botafogo: John, Vitinho, Bastos, Barboza e Alex Telles; Gregore, Marlon Freitas, Almada, Savarino e Luiz Henrique; Igor Jesus. Técnico: Artur Jorge

A final da Libertadores promete ser um espetáculo à parte, com duas equipes brasileiras em busca da glória eterna. E a torcida do Galo, seja em Buenos Aires, Cuibá ou em Campo Grande, estará unida em um só coração, pulsando pelo sonho da América.

O site Campão News acompanha a delegação fazendo a cobertura exclusiva desta grande final.